Boleto Bancário Brudam “Remessa e Retorno Bancário”

Você está aqui:
Sumário

Homologação Bancária

Para emissão de boleto automático no sistema existe alguns pré requisitos antes de utilizar essa ferramenta que auxilia irá seu faturamento nos envios do boleto na fatura.

1º Passo – Cadastrar a Conta que será utilizada para emitir o boleto.

Acesse o módulo Financeiro/Cadastros/043-Contas Bancarias, clicar no botão Incluir.

Os campos em vermelho são obrigatórios para concluir o cadastro da conta no sistema Brudam, porém para homologação bancária cada banco tem seus campos obrigatórios.

Dicas Brudam

Caso você não possua todos estes dados. seu gerente bancário poderá auxiliar você.

Os principais bancos já estão cadastrados, porém caso necessite cadastrar um novo, você pode incluir acessando o módulo Financeiro/Cadastros/049-Cad. Bancos.

Campos obrigatórios dos principais bancos:

Itaú: Agência, Conta Corrente, Carteira, Aceite, Espécie (Espécie do documento. Ex:DM,DS,FS, etc), Juros e multa(caso tenha), variação carteira.

Bradesco e Banco do Brasil: Agência, Conta Corrente, Carteira, Aceite, Espécie (Espécie do documento. Ex:DM,DS,FS, etc), Juros e multa(caso tenha), Código Convênio, variação carteira.

Santander. Sicredi e Transpocredi: Agência, Conta Corrente, Carteira, Aceite, Espécie (Espécie do documento. Ex:DM,DS,FS, etc), Juros e multa(caso tenha), Contrato, Código Convênio.

Caixa: Conta Corrente, Carteira, Aceite, Espécie (Espécie do documento. Ex:DM,DS,FS, etc), Juros e multa(caso tenha), Contrato, Código Convênio, variação carteira.

2º Passo – Abertura do chamado para homologação da Brudam com seu Banco.

Se você é o ponto focal da empresa e já possui usuário e senha para abertura de chamado você deve acessar o sistema de suporte, para isso você pode utilizar o botão na tela inicial SUPORTE ABRIR CHAMADO ou se preferir acese diretamente o link suporte.brudam.com.br.

Dicas Brudam

Se você não é o ponto focal, procure o responsavel pela implantação do sistema em sua empresa, caso possua alguma dificuldade entre em contato com nosso suporte.

Ao incluir um novo chamado, no campo Departamento você deve selecionar a opção “Melhoria” e  no campo categora “Financeiro”, você deve informar no campo assunto que trata-se de uma nova homologação bancaria.

Nas demais perguntas informar os dados da conta já cadastrada no atalho 043, “Nome da conta no sistema, Agência e Conta”, precisamos também do nome  do gerente e contato (Email + Telefone).

Com esses dados o departamento responsavel poderá iniciar sua  homologação bancária para que sua empresa possa emitir o boleto automaticamente.

Dicas Brudam

Caso o banco que você solicitou a homologação não possua cadastro no atalho 049 necessitamos também do layout”Manual” para realizarmos o desenvolvimento do arquivo de remessa e retorno bancario.

Como utilizar o boleto bancário?

Homologação concluida, hora de utilizar o sistema para gerar os boletos de forma automática.

1º Passo – Gerando o boleto.

Ao emitir uma fatura você deve selecionar a conta bancária que foi homologada e o campo forma de pagamento deve ser informado “Boleto”. Com esses parâmetros o sistema já irá gerar o boleto para o seu cliente porém ainda existe um passo muito importante que é o envio da Remessa para o banco afim de registrar o boleto.

2º Passo – Envio de remessa.

O envio de remessa é muito importante pois sem ele o boleto gerado no sistema não é registrado e seu cliente não irá conseguir efetuar o pagamento do mesmo.

Para gerar o arquivo de remessa você deve acessar o módulo Financeiro/Lancamentos/209-Remessas bancarias.

Utilize os filtros de Data para localizar os lançamentos que possuem boleto, marque quais boletos você deseja enviar para o banco e clique em “Gerar Arquivo”. Por padrão você deve utilizar a opção  “Envio de Remessa”, demais opções serão utilzadas quando o titulo já esta registrado. Por fim basta clicar no botão “Gerar” para efetuar o dowloado do arquivo.

Com o arquivo gerado você deve acessar o portal do seu banco para o enviar o arquivo da remessa e assim registrar o boleto para pagamento.

Dicas Brudam

Sempre gerar e enviar o arquivo de remeessa após finalizar todo o faturamento.

3º Passo – Retorno de remessa.

O retorno de remessa vai auxiliar nas baixas de titulos pagos pelo seu cliente liquidando o lançamento automaticamente no sistema brudam. Você deve acessar o portal de seu banco e efetuar o download do arquivo de retorno bancário.

Para importar no sistema Brudam o arquivo de retorno bancário você deve acessar o módulo Financeiro/Lancamentos/208-Retorno Remessa

Você deve importar o arquivo utilizando a opção “Escolher arquivo” para localizar em seu computador o arquivo de retorno, clicar no botão “Enviar” e selecionar quais títulos o sistema deve importar as informações passadas pelo banco, após a seleção clique no botão “Importar Selecionadas”.

Dicas Brudam

Você pode ver a informação importada no histórico de alterações do seu titulo.

Perguntas Frequentes

Quando o campo juros ou multa parametrizado no atalho 043 não está sendo exportado no arquivo de remessa para o banco?

R: Localizar no atalho 063 o lançamento exportado no arquivo de remessa, abrindo o lançamento detalhado o campo de JUROS E MULTA deve estar preenchido corretamente com os valores desejados. O arquivo de remessa utiliza estes campos para exportar a informação, caso o mesmo esteja em branco o sistema não irá enviar a informação de Juros ou Multas.

Quando o banco recusa o arquivo?
R: Necessitamos que o banco informe o que deve ser corrigido, apontando no arquivo de remessa onde está o erro(qual o registro) e qual a informação correta a ser incluida, alem de anexar no chamado como exemplo o arquivo de remessa com erro.

Quando o banco informa que sequência do arquivo esta incorreta?
R: É necessário a abertura de um chamado informando qual “PRÓXIMA SEQUÊNCIA VALIDA”, assim nosso desenvolvimento pode realizar o ajuste.