29 de dezembro de 2021

Como o TMS pode melhorar o transporte e logística na sua transportadora

Tornar os processos de transporte e logística de uma transportadora mais simples não é algo fácil. Isso porque são muitos os documentos e as informações que precisam ser registradas de uma maneira atenciosa, já que podem gerar grandes dores de cabeça para o gestor caso não sejam feitas adequadamente. 

Outro ponto é que o setor de transporte de cargas sofre com frequência alterações na legislação,  processos fiscais e entre outros indicadores fundamentais para manter o negócio em dia. 

Dessa forma, com a intenção de simplificar os diferentes processos de gestão no setor de transportes de cargas, o Sistema de Gerenciamento (TMS)  tem se mostrado uma solução completa em que é possível ter uma visão geral e integrada sobre o negócio. 

Pensando na competitividade do mercado, ele se faz ainda mais necessário, pois entrega para a sua transportadora mais controle das operações com o máximo de eficiência. 

Por isso, trouxemos um conteúdo completo mostrando de que forma um TMS pode te ajudar a melhorar a sua gestão e impulsionar o seu negócio. Aproveite a leitura!

Confira:

Melhorar o planejamento da operação com um sistema TMS
Controlar o fluxo de caixa e reduzir despesas
Compatibilidade e integração com outros sistemas
Maior disponibilidade da frota
Fortalecer o relacionamento com o cliente

Melhorar o planejamento da operação com um sistema TMS

 Como o TMS auxilia na gestão logística da sua transportadora | Brudam

Cada vez mais a tecnologia tem oferecido soluções que melhoram muito o dia a dia administrativo de uma empresa, além de facilitar e modernizar a rotina de todos. 

O Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um exemplo disso, por ser um software que entrega todo o gerenciamento e monitoramento no processo de transporte de um produto até o cliente. 

Todas as informações do método de planejamento da operação, ficam contidas no sistema que irá impedir que erros ocorram, pois o TMS é capaz de diagnosticar e resolvê-los. 

Além disso, é um sistema completo que dispõe de diversas funcionalidades, e se mostra muito atrativo por sua capacidade de planejar e organizar todas as etapas da operação. 

Essa ferramenta tem conquistado muito espaço nas empresas que querem investir em TI, principalmente por automatizar a parte logística, já que é possível aprimorar e modernizar o processo de armazenagem e distribuição de um produto.

São diversos os benefícios que um sistema TMS oferece para a sua transportadora,  e podemos garantir que, com ele, as atividades diárias e os registros das operações serão muito mais confiáveis e ágeis.

O motivo é que há uma alta concorrência de mercado e o ramo de transportes precisa se atualizar constantemente e adquirir processos que complementam as operações logísticas e facilitem o dia a dia do gestor, para que ele possa se preocupar com o que realmente importa. 

Nesse contexto de trazer mais facilidade no processo logístico da transportadora,  o TMS melhora, e muito, o aspecto de administrar os custos das operações, já que é possível medir todos os gastos da cadeia de transportes. 

Reforçando que, a principal métrica do TMS é o custo e, por esse motivo, por ter conhecimento do tamanho dos investimentos feitos, é possível articular melhores estratégias e assim estabelecer metas de qualidade. 

Além disso, existe a possibilidade de  integrar o TMS com o seu ERP. O que faz boa parte das transportadoras que pretendem inovar e se modernizar, adquirir o sistema, pois realmente acontece uma integração completa dos processos, organizando todas as informações com as diferentes áreas da empresa. 

Recursos oferecidos pelo TMS para melhorar a gestão logística 

Sabemos que, um grande problema das transportadoras são os atrasos, extravios de produtos etc. Pensando nisso, o sistema auxilia e oferece um maior controle das informações, que é crucial na cadeia de transporte. 

Qualquer atraso pode gerar grandes dores de cabeça, além dos gastos que podem interferir na credibilidade da empresa. 

Com o TMS, sua transportadora consegue recursos que podem ajudar quando se trata de gestão logística, sendo eles: 

  • Gestão de despachos
  • Monitoramento sobre o planejamento 
  • Rastreamento das entregas
  • Controle sobre as etapas de operação 
  • Compreensão sobre os custos operacionais 

Por ser um sistema inteligente, ele  auxilia não apenas no registro de dados, mas,  também, no processo de tomada de decisão que se torna mais rápido e certeiro.

Leia mais: Tendências do setor de transporte e logística 

Controlar o fluxo de caixa e reduzir despesas

 Como o TMS auxilia na gestão logística da sua transportadora | Brudam

Como a principal métrica do TMS é o custo, um dos grandes objetivos do software é apontar os gastos por etapa da operação. Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real o andamento de cada processo, assim como ter uma visão completa do desempenho da frota usando a dashboard do sistema. 

Não se pode negar que toda a operação de logística de transporte exige muita atenção e desempenho para que tudo saia como planejado. 

Sabemos que os gastos são grandes com combustível, manutenção do veículo etc., e por esse motivo, entendemos que, a necessidade por gerar soluções que diminuam esses gastos se faz ainda mais presente. 

O TMS oferece inúmeras vantagens que melhoram tanto o processo de gerenciamento quanto o de transporte. 

Algumas das possibilidades que o sistema disponibiliza, são: 

  • Otimização das rotas de entregas 
  • Maior controle sobre as viagens realizadas
  • Aperfeiçoamento na qualidade de serviço
  • Consolidação das cargas 
  • Análise de preço dos fretes e muito mais! 

Com a implementação do TMS, sua empresa irá vivenciar uma redução de custos significativa, pensando que um dos maiores gastos que uma transportadora tem é relacionado com a qualidade de serviço nas entregas. 

Melhorando a qualidade de gerenciamento, melhora a qualidade nos serviços e assim, a empresa consegue focar em investir na otimização da operação. 

Assim, além de aprimorar a operação logística, as entregas são agilizadas e  as mercadorias chegam a tempo nas mãos do cliente. 

Compatibilidade e integração com outros sistemas

 Como o TMS auxilia na gestão logística da sua transportadora | Brudam

Além de todas essas vantagens, o TMS serve como um grande impulsionador do crescimento da sua transportadora, pois é possível integrá-lo a um sistema ERP e ter uma visão geral do seu negócio. 

Esse suporte oferecido visa entregar para a sua empresa um sistema que seja compatível com as especificidades do seu negócio.

E tem mais! A troca de informações entre transportadoras se torna muito mais simples via EDI. 

O TMS irá transformar a gestão da sua transportadora pois, com essas funcionalidades, você consegue mais controle das operações, além de entregar maior segurança e autenticidade das informações. 

Decisões mais certeiras e uma gestão automatizada! Não tem como ficar de fora, não é mesmo?

Leia mais: Auditoria de entrega possibilita mapeamento de ocorrências

Maior disponibilidade da frota

Por acontecer uma manutenção frequente relacionada ao monitoramento da frota, é possível prever sobre possíveis problemas mecânicos e elétricos do veículo e antecipar-se para a situação. 

Já que o sistema possui uma gama de insumos sobre o funcionamento da frota, sua gestão se torna mais automatizada pois é possível a tomada de decisão de maneira mais rápida. 

Fortalecer o relacionamento com o cliente

 Como o TMS auxilia na gestão logística da sua transportadora | Brudam

Quanto mais organizada for a sua gestão, melhor será o seu relacionamento com o cliente. 

O sistema atua diretamente na última etapa antes da entrega do produto ao consumidor. Disponibilizando  um acesso para o cliente visualizar seus pedidos e faturas.

Dessa forma, ele pode acompanhar o último status da carga, visualizar e aprovar cotações, além de que, também, consegue visualizar e imprimir faturas, fazer download de documentos, solicitar coletas, ter acesso a relatórios e muito mais!

Lembrando que, quando falamos em disponibilizar informações ao cliente, nos referimos ao cliente da transportadora, que normalmente é uma indústria ou um serviço de transporte terceirizado. Quando falamos em cliente final, chamamos de cliente embarcador.

Por esse motivo, o TMS pode ser considerado uma grande tendência para o setor de transportes.

A ferramenta possibilita maior agilidade na etapa de processamento dos pedidos, otimizando a função de envio e garantindo que o produto esteja nas mãos do cliente no tempo estipulado. 

Com isso, além de melhorar os indicadores de desempenho e os resultados da sua empresa, você consegue reduzir a incidência de erros, além de garantir maior segurança na gestão e troca de informações. 

Se você busca por um sistema para te auxiliar na gestão logística e impulsionar o transporte na sua empresa, temos o software certo para te ajudar com isso! 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: