29 de dezembro de 2021

TMS e WMS: entenda a finalidade de cada sistema na transformação da gestão de transportadoras

Impulsione a logística, tire sua equipe da frente das planilhas e cresça exponencialmente no mercado com a tecnologia de sistemas TMS e WMS.

A capacidade de uma empresa em se integrar à tecnologia tem se tornado uma vantagem cada vez mais competitiva no mercado, já que está intimamente relacionada à produtividade e qualidade dos serviços prestados

Quando o assunto é transportadora, Transportation Management System (TMS), ou então sistema de gerenciamento de transporte, e Warehouse Management System (WMS), sistema de gerenciamento de armazém, são grandes aliados, uma vez que você consegue mover sua empresa com uma perspectiva estratégica em suas operações.

A verdade é que a implementação de um software de gerenciamento de transportadoras ou armazéns muda o jogo. É mais do que saber como o frete caminha do ponto X para o ponto Y no mapa. É uma forma de impulsionar a logística, tirar sua equipe da frente das planilhas e crescer exponencialmente no mercado.

Foi pensando no grande potencial que a tecnologia pode levar para o seu negócio que preparamos este conteúdo, que é um guia do que você precisa saber sobre as funcionalidades e diferenças dos softwares TMS e WMS. 

Quais as funcionalidades dos sistemas TMS e WMS?

Software TMS

Software WMS

Quem usa cada um deles?

Como o TMS e WMS se complementam em prol da gestão de transportadoras?

Como saber que a minha transportadora precisa dos sistemas TMS e WMS?

Quais as funcionalidades dos sistemas TMS e WMS?

Ao passo que um deles (software TMS) é focado em cuidar da gestão da transportadora com o intuito de alcançar um aumento da qualidade e da produtividade nos processos de distribuição de cargas, o outro (software WMS) destina-se a controlar e simplificar a supervisão dos estoques. 

São duas tecnologias que se complementam pelo mesmo objetivo: crescimento e otimização da performance de transportadoras. Agora vamos compreender a funcionalidade de cada tecnologia para entender como ambas se complementam:

Leia mais: O que um sistema TMS pode fazer pela sua transportadora?

Software TMS

O sistema TMS, que se preocupa com excelência em todo o processo de distribuição, é composto por diversas funcionalidades. Veja: 

  • Gestão comercial

Permite que você faça cotações, tabelas de frete, controle de visitas, fechamento de comissões e relatórios, tudo com eficiência e precisão. 

  • Relacionamento com o cliente

Ajuda a investir na experiência do seu cliente e na fidelização. Oferece um portal do cliente onde é possível oferecer informações completas e seguras sobre as entregas.

  • Gestão financeira 

Colabora com o controle total das contas a pagar e receber, o fluxo de caixa, integração com bancos para emissão de boletos, relatórios para ajudar a manter a saúde financeira da sua transportadora em dia e outros recursos.

E, com isso, você ganha algumas vantagens: 

  • Planejamento com precisão, já que todas as informações que passam pela sua empresa estarão em um só lugar.
  • Operação otimizada, já que o retrabalho e o trabalho manual prejudicam o faturamento de sua empresa e um TMS automatiza tudo.
  • Custos reduzidos, já que o TMS torna diversas tarefas, que antes pareciam necessárias, dispensáveis.
  • Controle total e constante, pois você saberá onde estão as remessas com um sistema que apresenta um tracking de qualidade. 
  • Roteirização que leva em consideração vários fatores além da distância no momento de optar por um itinerário.

São muitas vantagens, não são!?

No momento de escolher um TMS, podem surgir muitas dúvidas. Por isso, preparamos algumas dicas para você fazer a escolha perfeita para sua empresa: 

  • Compreenda suas necessidades atuais e futuras para garantir que você tenha um software que atende tudo que precisa. 
  • Além disso, avalie a capacidade de integração dele a outras ferramentas e o sistema ERP que você já tem. 
  • Escolha um TMS que ajude na comunicação entre você e o cliente. Procure alternativas com um portal online seguro onde os clientes possam visualizar o status da carga em tempo real. 
  • Opte por firmar parceria com uma empresa que conheça a realidade da transportadora. Este será um grande diferencial, uma vez que é preciso compreender as demandas do seu negócio para criar uma solução realmente personalizada e eficiente.

Nós, da Brudam, trabalhamos constantemente na otimização do nosso TMS para que ele ofereça informação em tempo real para a gestão da transportadora, seja aérea ou rodoviária, automatize tarefas e auxilie na busca por entregar o melhor serviço de transporte possível. Além disso, oferecemos opções de integração com sistemas ERP, sistemas de baixa de entrega, envio de sms, administradoras de CIOT e vale-pedágio para que você tenha muita eficiência na gestão e otimize seus investimentos.

Software WMS

Já um sistema WMS tem o foco total na gestão do estoque, o que inclui recebimento, separação e expedição. Oferece funcionalidades como: 

  • Atualizações automáticas do armazenamento.
  • Gestão do estoque, como processos de conferência e maior precisão nas informações dos itens alocados.
  • Controle de carregamento.
  • Emissão de documentos.
  • Expedição.

O uso de um sistema como esse pode melhorar muito o desempenho da sua empresa, principalmente porque ele reduz custos com extravios ou perdas de mercadorias, aumenta a produtividade, diminui erros de expedição e ajuda a combater: 

  • Falta de espaço no estoque
  • Custos elevados com o controle de estoque
  • Baixa produtividade da equipe
  • Atrasos no carregamento
  • Desorganização dos produtos
  • Entre outros

Com ele, você controla todas as etapas da gestão de estoque e pode tomar decisões com precisão para coordenar as tarefas de uma forma segura e efetiva. É uma solução para quem busca otimizar mais uma parte da cadeia logística. 

 

TMS e WMS: entenda os dois sistemas | Brudam

Quem usa cada um deles?

O TMS é para empresas que fornecem logística terceirizada para os mais diferentes segmentos. Também pode ser usado por empresas responsáveis por mover e receber mercadorias diariamente, como fabricantes, distribuidores, e-commerce e o comércio varejista. Já o WMS é para quem deseja aumentar a qualidade do material estocado, otimizar o espaço, garantir a quantidade de produtos e muito mais.

O TMS da Brudam é para transportadoras que entendem que o mercado está mudando e é indispensável acompanhar essa transformação. Para empresas que querem um sistema com integrações, automatizações e precisão, para ter uma vantagem competitiva no mercado. 

Além disso, é para transportadoras de diferentes tamanhos que buscam atender suas demandas dentro dos prazos estabelecidos, com confiabilidade e credibilidade, para aumentar ou manter a autoridade nesse mercado.

Quando o assunto é o WMS, o sistema costuma ser ideal para empresas com armazém de volume médio a grande, que precisam de uma gestão de estoque com flexibilidade, escalabilidade, integração, simplificação de uso e suporte ao cliente. 

Com isso, percebemos que na prática, apesar de siglas parecidas, ambos os sistemas são bem diferentes. Mas, afinal, como o TMS e WMS se complementam? Continue a leitura para saber mais!

Como o TMS e WMS se complementam em prol da gestão de transportadoras?

Como você já sabe, cada software tem sua particularidade. Apesar disso, um complementa o outro, uma vez que atuam em etapas diferentes e importantes da cadeia logística. 

Se você tem uma empresa que atua com operação manual, com certeza encontra dificuldades no meio do caminho. É difícil conseguir visualizar, ter dados confiáveis e principalmente manter a produtividade da equipe. É por isso que os dois sistemas podem atuar juntos para reduzir processos burocráticos e dar maior eficiência para toda sua logística. 

Ou seja, para impulsionar seus resultados, é indispensável focar na integração. Pense com a gente: a emissão de CT-es, parte fundamental de um sistema TMS, pode usar como subsídio a base de dados do WMS. Nesse mesmo sentido, os cálculos de fretes do sistema de gestão de transportes também usam as informações do estoque para considerar os dados do produto. Está tudo interligado, não é!?

TMS e WMS: entenda os dois sistemas | Brudam

 

Como saber que a minha transportadora precisa dos sistemas TMS e WMS?

Se sua empresa está buscando: 

  • Otimização dos gastos
  • Aumento da competitividade 
  • Mais controle sobre a entrada e saída de mercadorias
  • Melhora no gerenciamento da transportadora

Com certeza ela precisa investir em sistemas que otimizam o gerenciamento logístico de transportadoras, porque não dá para pensar em crescimento e geração de receita sem o uso de inovações tecnológicas para suas operações. Se você quer ter essa experiência começando pelo TMS, faça um teste grátis de todas as funcionalidades do Brudam e tenha muito mais sucesso em sua transportadora.

CTA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: