30 de março de 2021

Latam fará conversão de Boeing 767-300 em cargueiros

O Grupo LATAM anunciou um importante plano de desenvolvimento de três anos, que inclui a conversão de até 8 aeronaves Boeing 767-300ER, aumentando sua capacidade de carga em quase 80%.

O plano visa ampliar o leque de opções de serviços e aproveitar ao máximo a sinergia de frotas semelhantes de aeronaves de carga.

O crescimento gradativo será realizado em duas etapas. Na primeira fase, foi confirmado com a Boeing que quatro aeronaves serão convertidas entre 2021 e 2022. Por meio do Boeing 767-300BCF (Boeing Converted Freighter), o Grupo Latam Cargo terá 15 cargueiros.

Na segunda fase, a Boeing vai converter mais quatro aeronaves entre 2022 e 2023, fazendo com que o Grupo LATAM Cargo totalize 19 aeronaves cargueiras Boeing 767-300ER.

“Apesar da profunda crise imposta pela pandemia ao setor aéreo, o grupo mantém o seu compromisso de apoiar os exportadores e importadores da América do Sul com mais e melhores opções para levar os seus produtos ao destino. É por isso que temos acelerado o plano de crescimento com a conversão de até 8 Boeing 767-300ER nos próximos 30 meses. Este investimento, somado às eficiências significativas alcançadas na Recuperação Judicial pelo Chapter 11, fortalece a nossa aspiração de ser a melhor opção para os clientes de carga”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo, também destaca as vantagens de uma frota homogênea de Boeing 767-300. “A combinação de nossas operações em aeronaves de passageiros com 15 a 19 aeronaves cargueiras Boeing 767-300ER fortalece a proposta de valor do grupo para seus clientes de cargas. As novas conversões permitirão às filiais do grupo expandirem sua rede em mercados-chave como das exportações de flores da Colômbia ou as importações no Brasil, além de mercados domésticos onde o crescimento do e-commerce gera maiores volumes de carga aérea. Crescer com o 767-300BCF é uma vantagem significativa, pois é a aeronave ideal para diferentes tipos de operação e utilizar o mesmo modelo gera eficiência relevante”.

Vale lembrar que, em 2020, a LATAM Cargo desempenhou um papel ativo no abastecimento dos países, especialmente nas áreas de extremo e difícil acesso do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, assegurando a oferta para os setores exportadores e importadores da América do Sul, e chegando a aumentar suas frequências em mais de 40% nesses mercados. Para alcançar esses resultados, operou aviões de passageiros no transporte exclusivo de cargas.

Além disso, durante a pandemia, pousou pela primeira vez na China em busca de suprimentos médicos para a América do Sul, realizando mais de 80 voos para o continente asiático.

Atualmente, realiza o transporte da Europa e da China para a América do Sul de vacinas contra a COVID-19 e, por meio do Programa Avião Solidário do Grupo LATAM, colocou à disposição das autoridades a sua estrutura para o transporte gratuito das vacinas nos mercados domésticos.

 

 

 

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