26 de janeiro de 2021

Ambev adquire caminhões 100% elétricos da FNM

 

A Ambev firmou parceria com a start-up Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) e adquiriu 1.000 caminhões elétricos.

Esta startup é uma das empresas que o Acelerador 100+ da Ambev planeja listar em 2019. O valor do investimento é mantido em sigilo pela empresa.

Para desenvolver o projeto Ambev, a FNM e a Agrale firmaram contrato de cooperação técnica e industrial.

A previsão é que a entrega de toda a frota seja concluída até o final de 2023.

Em comparação com caminhões movidos a combustíveis fósseis, cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 reduzirá 126.000 quilos de gases de efeito estufa por ano.

O este veículo piloto percorrerá a rota de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com uma distância diária de condução de até 100 quilômetros.

A carga total do caminhão será concluída em até quatro horas pela “Wallbox com tomadas CCS2”, que está conectada à rede de 380 volts movida a energia solar no centro de distribuição da Ambev. Após testes na sede da fábrica de Caxias Sul (RS), o caminhão começará a circular.

A Ambev planeja reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% até 2025 para substituir a frota por caminhões movidos a energia limpa (atualmente 5.300 veículos).

Pelo acordo, a Ambev contratou metade da frota de caminhões, com o objetivo de alcançar energia limpa e emissão zero de carbono até 2023.

Segundo a empresa, os caminhões FNM estão 100% conectados aos sistemas técnicos da Ambev, trazendo informações em tempo real de rotas e desempenho para a área de monitoramento da empresa e fornecendo informações como tráfego, rotas e características dos clientes.

O veículo conta ainda com tecnologias de segurança, como sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: