A Embraer e a Porsche estão lançando o projeto Duet, que é uma edição limitada da aeronave Embraer Phenom 300E e Porsche 911 Turbo S.

Segundo a Embraer, o Phenom 300E é o jato executivo single-pilot mais rápido e de maior alcance do mundo. A série Phenom 300 transformou a categoria de jatos leves. O 911 é um dos carros mais icônicos da história.

 

O Projeto Duet

O exclusivo “Duet” Porsche 911 Turbo S só pode ser adquirido em conjunto com seu par Phenom 300E.

Tanto o carro quanto o avião serão customizados e ostentarão um “logo” exclusivo da colaboração. Esse “logo” combina o requisito aeronáutico de sustentação, representado pelo winglet do Phenom 300E, com o requisito automotivo de aderência à pista, representado pelo spoiler do modelo 911.

Outra exclusividade é o número de registro da aeronave aparecer tanto na asa traseira do carro quanto na chave do mesmo. O logo exclusivo da colaboração está gravado nos encostos de cabeça dos assentos da aeronave e nos encostos de cabeça do carro, bem como nas tampas dos porta-objetos, grades de alto-falantes e próximo à porta principal.

Cada par também possui um distintivo especial, representando que aquele modelo é um em apenas dez unidades disponíveis. O cliente terá a opção de selecionar um número entre um e dez para determinar a unidade que representa o seu automóvel e a sua aeronave.

Os detalhes internos

A inspiração do “design” da aeronave reflete a do carro e vice-versa. Começando com os assentos, o estilo de costura dos assentos do Phenom 300E foi baseado no do 911 Turbo S.

Em ambos os veículos os assentos possuem detalhes como costura no acabamento Speed Blue, cobertura de fibra de carbono e até a tira vermelha que na aeronave representa a localização do colete salva vidas, criando uma conexão compartilhada.

imagem: divulgação Embraer

imagem: divulgação Embraer

 

No esportivo 911 Turbo S, a Porsche introduziu uma combinação única de cores para o volante, de forma a combinar com o manche da aeronave e, pela primeira vez, a Porsche colocou um acabamento claro no teto do carro, Chalk Alcantara, outra homenagem à aeronave.

O Phenon 300E e o 911 Turbo S compartilham a mesma paleta de cores para a pintura externa. Pela primeira vez a Porsche combinou pinturas brilhantes e acetinadas.

A parte superior do carro tem acabamento “Platinum Silver Metallic”, fazendo a transição para “Jet Grey Metallic” na parte inferior. Dividindo as duas cores, há algumas faixas feitas em “Brilliant Chrome” e “Speed Blue”.

O carro é inteiramente pintado à mão, o que é único neste projeto e reflete o processo de pintura do Phenom 300E.

As rodas de liga leve do 911 Turbo S são pintadas em “Platinum Silver Metallic”, usando um revolucionário processo a laser para expor uma subcamada “Speed Blue” nos aros. As entradas de ar do 911 Turbo S são pintadas em “Brillant Chrome” para combinar com os bordos de ataque das naceles da aeronave.

As luzes de LED das portas projetam o logo da colaboração Duet no solo, e os frisos das soleiras das portas tem escrito “No Step”, como normalmente visto nas asas dos aviões.

 

 

Quem comprar ganha brindes

Para marcar a primeira colaboração entre Embraer e Porsche, os clientes da “Duet” também receberão um conjunto personalizado de malas com o logo da Duet, contendo uma mala de piloto e outras duas malas de mão.

 

Os compradores também ganharão uma edição especial do Porsche Design 1919 Globe timer UTC-case, de titânio, relógio inspirado no cockpit da aeronave.

O relógio do pacote Sport Chrono apresenta o desenho de um horizonte artificial inspirado no painel de instrumentos da aeronave.

A parceria Porsche/Embraer é uma iniciativa inédita que, certamente, ficará na história dos dois seguimentos (automotivo e aviação). Representa, por si, um atestado de criatividade e arrojo, que irá projetar essas duas marcas icônicas.

As entregas começarão em 2021.