Conforme muitos sites noticiaram, “agora Meli Air (Mercado Livre) possui uma frota de aviões”.

Mas calma não é bem assim, neste post vou te explicar como a Meli Air está operando, e quais companhias estarão envolvidas.

Sim é isso mesmo, pois acho que já resumi tudo né? Vamos lá então!

 

Sobre a Meli Air

Todos sabemos que hoje o serviços dos Correios possuem uma certa limitação de operação, com isso acabava travando assim as operações do Mercado Livre.

Assim o Mercado Livre entendeu que era hora de investir em centro de distribuição em São Paulo e na Bahia, investindo em cross-docking entre outros investimentos.

Criou assim a Meli Air, uma empresa que é responsável por transportar e contratar diversas empresas aéreas para contratação da transferência da mercadoria adquirida através do site do Mercado Livre.

 

Mercado Livre comprou aeronave mesmo?

A resposta é não, mas calma existem várias formas de ter uma “frota própria”.

Algumas destas formas são o WET LEASING e o DRY LEASING, onde:

    • Wet Leasing é quando uma cia aérea “aluga” a aeronave com toda a estruturar de tripulação, treinamentos e equipe de solo, assim sendo responsabilidade do contratante pagar o combustível, taxas aeroportuárias e os importos.
    • Dry Leasing é quando a cia aérea só oferece a aeronave e o restante fica por conta da contratante.

Um dos grandes exemplos de Wet Leasing foi o que a Amazon fez em 2016,  quando criou a Prime Air que é a cia aérea que faz a distribuição logística de tudo o que a Amazon vende, com parceria da FEDEX entre outras cias.

 

Mas afinal em qual delas a Meli Air se enquadra?

Em nenhuma das duas 🤣, pois neste caso a Meli Air fez um contrato de prestação de serviço com a Sideral Linhas Aéreas, onde a mesma possui toda a estrutura e é contratada para ter um avião exclusivo para as operações do Mercado Livre, nada mais é que um “carro dedicado”, termo conhecido quando um carro é dedicado para uma única operação.

 

 

Quais cias aéreas vão ter voos do Mercado Livre?

A Sideral Linhas Aéreas foi a primeira cia aérea a começar a operar com os voos da Meli Air, mas nesta operação estará também as seguintes cias aéreas.

SIDERAL LINHAS AÉREAS

 

AZUL CARGO

 

LATAM CARGO

 

TOTAL CARGO

Só ainda não está definido quais são as aeronaves e se as mesmas terão a pintura igual a aeronave da Sideral.

Fique um pouco mais com essa belezura de aeronave do Mercado Livre neste video.