logo da Emirates SkyCargo junto com uma vacina.

 

A Emirates SkyCargo deu um passo à frente nos preparativos para resolver os problemas logísticos da distribuição global das vacinas COVID-19 no futuro, estabelecendo o primeiro hub de carga aérea do mundo dedicado a vacinas em Dubai.

A empresa de carga aérea anunciou que reabrirá o terminal de carga Emirates SkyCentral DWC, no sul de Dubai, dedicado ao armazenamento refrigerado e distribuição de vacinas.

O Departamento de Cargas da Emirates também estabeleceu uma equipe dedicada de resposta rápida para coordenar os requisitos de vários parceiros no ecossistema de distribuição internacional de vacinas e simplificar sua resposta a esses requisitos de transporte de vacinas.

Por meio de uma combinação de voos regulares e voos charter, as empresas de carga poderão levar vacinas aos locais onde são mais necessárias.

De acordo com a empresa, o hub se tornará o maior terminal aéreo de vacinas COVID-19 do mundo e permitirá receber vacinas de bases de produção em todo o mundo, armazená-las e se preparar para distribuição regional e global.

O Emirates SkyCentral DWC possui apenas uma área de armazenamento de mais de 4.000 metros quadrados para medicamentos, possui controle de temperatura e certificação de Boas Práticas de Distribuição (BPD) e pode ser usado para armazenamento e distribuição em larga escala da vacina COVID-19.

No total, estima-se que a instalação pode armazenar aproximadamente 10 milhões de frascos de vacina a qualquer momento dentro de uma faixa de temperatura de 2 a 8 graus Celsius.

A infraestrutura de última geração da Emirates SkyCentral DWC também está equipada com uma das maiores frotas do mundo de Cool Dollys (pequenas unidades móveis de transporte refrigerado), ajudando a proteger cargas de temperatura controlada entre a aeronave e o terminal de carga.

Além disso, um grande número de docas para caminhões com temperatura controlada e cargas próximas às vagas de estacionamento das aeronaves garantem a liberação rápida e eficaz da carga para posterior distribuição.

Além do armazenamento refrigerado, a Emirates SkyCargo também possui áreas dedicadas a serviços de valor agregado, como recongelamento e reembalagem de vacinas para distribuição a clientes em todo o mundo.

Assista ao vídeo Emirates SkyCargo no maior hub de carga aérea do mundo, que usa Boas Práticas de Distribuição (BDP) para distribuir a vacina COVID-19.

 

Capacidades de transporte farmacêutico da Emirates

A Emirates SkyCargo está aproveitando décadas de experiência adquirida no transporte de produtos farmacêuticos e vacinas com temperatura controlada para fabricantes globais para desenvolver soluções inovadoras que atenderão ao desafio de distribuir uma potencial vacina COVID-19 globalmente em um curto período de tempo.

Desde 2016, a transportadora de carga aérea investiu substancialmente em suas capacidades para o transporte de produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura. Isso incluiu a introdução de um produto especializado – Emirates Pharma – e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos de infraestrutura ‘adequados para a finalidade’ certificados pelo PIB em Dubai, bem como nos principais pontos de origem e destino de seu programa de corredores farmacêuticos que atualmente cobre mais de 30 cidades .

A Emirates SkyCargo movimentou mais de um quarto de milhão de toneladas de carga farmacêutica nos últimos quatro anos.

Com sua frota de aeronaves wide-body modernas e eficientes e uma rede que atualmente abrange mais de 130 destinos em seis continentes, combinada com a localização geográfica estratégica de seu hub em Dubai, a Emirates SkyCargo será capaz de movimentar rapidamente as remessas de vacinas das fábricas para o centro de vacinas e depois para o resto do mundo em uma combinação de voos regulares e de passageiros.

Nos últimos meses, no entanto, a Emirates SkyCargo trabalhou na restauração de sua rede mundial e conectividade de carga com serviços de vôo restaurados para 75 destinos em maio, 100 em julho e quase 135 destinos no início de outubro. A rede da Emirates SkyCargo cobre todos os principais grupos farmacêuticos e locais de fabricação, facilitando o eventual transporte da vacina COVID-19 assim que a fabricação for iniciada.