Você está planejando se mudar ou passar as férias nos Estados Unidos, e não quer depender do serviço de transporte privado?

Então as dicas de hoje são para você! Continua aqui comigo…

No post de hoje vamos falar em especial das regras válidas para a Florida, que é o estado mais visitado por brasileiros nos EUA.

How to Pack for your Trip Abroad — UTS Society of Communications

PRECISO FAZER NOVA HABILITAÇÃO?

De acordo com o Departamento da Florida, existem dois tipos de condutores: visitantes e residentes.

No caso de você ser apenas turista, pode utilizar sua CNH normalmente. Mas é recomendado que entre em contato com a locadora de automóvel, para verificar se eles exigem algum outro documento.

No entanto, existem regras válidas para residentes. Você entra nesse grupo se: tem seus filhos inscritos em escolas públicas, é inscrito para votar, possui isenção de propriedade familiar, começou a trabalhar no local, ou reside na Florida por mais de 6 meses consecutivos.

Uma vez que você é residente, em no máximo 30 dias, deve fazer uma habilitação americana. Para isso, marque um atendimento presencial.

#1 LEGISLAÇÃO LOCAL

Caso você não possua habilitação – emitida por qualquer país, em todo território americano é obrigatório que você complete um curso sobre álcool e drogas.

Esse curso trata como as substâncias podem afetar a capacidade de uma direção segura, se forem utilizadas.

Male cop in uniform writes a fine to female driver. Law protection, car traffic inspector, safety control job

Enquanto no Brasil, não é necessário que você realize aulas presenciais. Para aprender as regras de trânsito local, você pode utilizar do material disponibilizado site do Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Florida.

#2 PROVA TEÓRICA

Diferente da técnica de estudo, a prova é realizada de modo presencial no departamento local.

Para os estrangeiros, é preciso apresentar alguns documentos, não permitindo cópias. Sendo eles: passaporte, visto, número do seguro social – se não tiver, você deve procurar o escritório do seguro para emitir justificativa.

A Florida é um dos poucos estados que disponibilizam a prova em dois idiomas (inglês e espanhol), o que pode facilitar para alguns brasileiros.

Como a prova pode ser aplicada no mesmo dia da entrega de documentos, você deve já estar preparado. Caso não atinga a pontuação para aprovação, após pagar uma taxa pode ser refeita.

#3 LICENÇA PROVISÓRIA

Quando a prova teórica é realizada, te encaminham para o exame de visão, para saber se você possui algum problema ou precisa de óculos.

Após liberação do exame, você recebe uma licença provisória de direção, com validade de 30 dias.

Mas atenção! Só será permitido dirigir se houver uma pessoa já habilitada, sentado ao lado do banco do motorista.

Happy young black couple driving in a car smiling to camera

#4 PROVA PRÁTICA

Bom, como já deu para perceber… Não é obrigatório realizar aulas práticas de direção.

Dessa maneira, após exame de visão e a licença provisória, você é encaminhado para a prova prática. Ou seja, se estiver confiante é possível realizar a prova no mesmo dia.

Ainda, é realizada com o próprio veículo – mesmo se alugado. São analisados algumas ações importantes, como aceleração, uso do freio, a famosa baliza, cuidados com a sinalização e etc.

Finalmente, se aprovado… Você sai com o documento de habilitação em mãos, com foto tirada na hora. Se reprovado, pode pagar uma taxa e realizar outra prova no dia seguinte.

 

E aí, me conta!

Você já dirigiu em solo americano alguma vez? Seu documento foi solicitado alguma vez?