Hyperloop, o futuro do futuro! Redudante não?

Pois é garanto que você já parou e pensou, qual será a próxima coisa que vão inventar?

Embora os filmes de ficção científica anteriores vislumbrassem um futuro cheio de carros voadores e lentes de contato, a realidade é que, no século 21, temos que nos contentar com as replicas do skate do filme “De Volta Para o Futuro” ou até mesmo um protótipo de carro autônomo que ainda não despertou muita confiança.

Mas isso mudou, agora podemos contar com um novo conceito de transporte de passageiros. Estou falando do Hyperloop, que consiste em um projeto promissor para os próximos anos.

Mas calma, não estamos falando de teletransporte… AINDA!!!!

 

O que é o Hyperloop

Hyperllop é um projeto do empreendedor bilionário Elon Musk, que em 2013, idealizou o conceito de transporte de alta velocidade que pode revolucionar a forma que viajamos nos dias de hoje.

Além de diminuir o tempo do transporte terrestre, a ideia irá ajudar na redução dos danos ambientais causado pelos combustíveis utilizados nos dias de hoje.

Praticamente o Hyperloop é um forma de trasporte feito por cápsula através de tubos pneumáticos, onde a velocidade fica na marca do 1200km/h.

Já pensou em viajar de São Paulo(SP) a Porto Alegre(RS) em uma hora? Pois nem um avião comercial de passageiro faz isso.

Este sistema de tubos terá o abastecimento feito por energia renovável e a sobra de energia gerada, poderá ser vendida, pelo fato do projeto ser idealizado na superfície, logo os tubos terão placas de energia solar.

Como descrito pelo próprio Elon Musk, o Hyperloop é um “cruzamento de entre um Concorde, uma mesa de air hockey e um canhão eletromagnético”.

 

Quem vai construir?

Parece um tanto quanto óbvio a empresa que vai construir,não é?

Mas se engana quem acha que será o empreendedor Elon Musk que irá construir este projeto.

O fato do idealizador do projeto ser um empreendedor bilionário, é exatamente o motivo que justifica a ausência de uma empresa dele na construção deste projeto.

Parece confuso, mas o fato de ser CEO da empresa TESLA (montadora de carros autônomos) e da agência SPACE X (empresa focada em transporte espacial), isso significa que acaba tomando muito tempo para se dedicar a um projeto tão promissor como este.

Com isso conceito Hyperloop desencadeou a criação de startups pelo mundo todo, após Elon Musk lançar este desafio de criação.

Hyperloop na logística.

Além do foco de transporte de passageiro, a empresa DP World e a Virgin Hypeloop One criaram uma parceria para criar o DP WORLD CARGOSPEED.

Juntas neste projeto, serão capaz de unir o transporte de passageiro ao transporte de carga.

Você já imaginou transportar uma mercadoria de uma ponta a outra do país em menos de 6 horas?

Assista o vídeo abaixo e entenda um pouco mais como funciona o projeto.