Transportar pelo Correios ou por uma transportadora?

Quem trabalha com o transporte de e-commerce está cansado de saber que um dos fatores mais importantes para o sucesso nos negócios é enviar mercadorias para os clientes.

Hoje o mercado de e-commerce transporta de tudo um pouco, e com o amento de lojas virtuais vendendo a mesma coisa, um dos grandes diferenciais pode ser o prazo.

O consumidor muita das vezes paga um pouco mais caro para receber a mercadoria o quanto antes, e claro que por pagar a mais para ter em um prazo curto, a experiência da condição do produto entregue vai fazer com a reputação daquela loja aumente e assim você continue a transportar para tal loja.

Daí vem o desafio de escolher um bom fornecedor para entrega.

 

Por que enviar mercadorias pelo Correios?

Como os Correios têm influência nacional, fornece serviços para vários tipos de lojas virtuais. Por exemplo, isso permite que o serviço alcance vários locais que não seriam alcançados por operadores comuns.

Múltiplos serviços

Além disso, os correios oferecem vários tipos de frete, calculados com base no peso da mercadoria, tempo de espera, preço e tipo de produto. Dessa forma, é possível atender vários clientes por meio de serviços que a maioria das pessoas já conhece e, portanto, possuem confiança e credibilidade no mercado.

Integração com a plataforma

Através do serviço do site dos Correios, é possível estabelecer integração direta com a sua empresa para exibir automaticamente o valor do frete para o cliente final, sendo assim o custo de frete calculado pelo cliente quando o pedido é fechado e o custo de envio será alterado automaticamente de acordo com a região.

Contratos especiais

É possível também fazer um contrato como pessoa jurídica e conseguir fretes mais em conta, de acordo com o volume de envios. Isso permite maior controle dos seus envios e uma economia em termos de valor final para você e para os seus clientes, pois quanto mais barato sair para você, maior poderá ser o desconto para o seu cliente.

Além disso, à medida que sua empresa despacha produtos com os Correios, você pode melhorar seu contrato com os Correios, reduzir pagamentos e obter mais lucros.

 

Quando escolher uma transportadora?

Se sua transportadora trabalha com volumes maiores em peso e cubagem, talvez os Correios não te atendam, pois o limite para envio via Sedex é de no máximo 15 kg.

Se o seu caso for a necessidade de transportar materiais químicos, como tintas, os Correios também não te atenderão. Sendo assim, você precisa procurar os serviços de uma transportadora para entregar os seus produtos.

Alcance dedicado

Uma transportadora pode ter alcance nacional, regional ou estadual, sendo, portanto, necessária uma pesquisa e contato prévio para verificar quais regiões são atendidas e os preços praticados em cada uma delas.

Se a sua atuação é somente regional, por exemplo, aposte em uma transportadora que atua na região específica, pois não há necessidade de investir em um contrato nacional nesse caso.

Busque referências no mercado

Para achar a transportadora ideal para o seu e-commerce procure referências, ligue, busque informações no mercado. Por não ser um serviço utilizado pela maioria, é indicado buscar a opinião de quem o utiliza para saber os prós e os contras.

Busque por plataformas que integrem com a sua transportadora

Procure sistemas que integrem com o seu TMS. Saiba que algumas plataformas não oferecem isso como padrão e, portanto, te deixam com mais um trabalho: o de criar uma tabela de frete e atualizá-la sempre para consulta. Portanto, pesquise a viabilidade das facilidades que esta transportadora lhe oferece no que diz respeito a informação de entrega e até o valor de cada entrega.

As transportadoras não entram de greve

O envio de mercadorias por uma transportadora assegura também o cumprimento do prazo em caso de greves nos Correios. Se você já vivenciou essa situação, sabe que ela pode representar uma diminuição considerável nas vendas. Portanto, ter este “plano B” pode ser a salvação do seu negócio virtual.

 

O processo de um transporte não é complicado

Antes de encarar esse fator importantíssimo para o sucesso da sua transportadora como um problema, saiba que basta pesquisar bastante e contar com a ajuda de quem já atua neste mercado a mais tempo. Pense também, nas vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades de entrega, no tipo dos produtos que você transporta e escolha a que melhor atende à demanda do seu negócio.

Em sua experiência, qual você acha que é a melhor opção para o envio das mercadorias no comércio eletrônico brasileiro? Conte para a gente nos comentários.

Se você ainda não se decidiu, deixe suas dúvidas nos comentários que lhe ajudarei também.