Antes dessa pandemia, a prática de home office tinha um sinônimo podia ser praticado normalmente praticado por profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente.
Mas agora lhe pergunto – Qual melhor forma de trabalhar em home office?
Pois é, não verdade não existe uma receita de bolo para isso, e sim uma adaptação para o dia a dia, claro que até quem sabia o que era o home office, agora está praticando de alguma forma.
Para a Dica de hoje, separei algumas ferramentas para facilitar o seu dia a dia nesta nova prática.
Organize as tarefas da equipe.
#1. Trello
O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou de grupo. O programa é muito intuitivo e fornece uma tabela, onde a lista de tarefas é separada por cartões coloridos e define o prazo e as metas.
A plataforma também fornece recursos de checklist para indicar os principais pontos do projeto, fazer upload de arquivos e tags coloridas, para que os usuários possam separar os arquivos por assunto. É semelhante ao uso de lembretes para organizar lembretes.
O Trello oferece planos gratuitos e pagos e está disponível para Android, iPhone e PC.
#2. Clicksign
Clicksign (clicksign.com) fornece gerenciamento e assinatura de documentos legais e válidos.
O plano básico permite obter cinco documentos por mês.
Usando esta ferramenta, você pode assinar remotamente arquivos de emergência que não podem esperar por um surto de coronavírus.
#3. Bitrix24
A Bitrix24 (bitrix24.com.br) é uma plataforma de gerenciamento e colaboração de projetos que pode gerar relatórios, acompanhar o tempo de atividade e ter grupos de bate-papo. Devido ao coronavírus, a empresa estendeu a versão gratuita para usuários ilimitados.
Devido ao coronavírus, a empresa estendeu a versão gratuita para usuários ilimitados.
Compartilhamento de arquivos
#4. Google Drive
O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que pode fornecer vários aplicativos utilitários, como planilhas, documentos, apresentações, calendários etc.
A vantagem é que quase todos os sistemas operacionais são suportados. Além de funcionar sem problemas no navegador, existem plug-ins do Chrome e aplicativos para iOS e Android, Windows e Mac.
#5. Dropbox
O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquivos.
No entanto, a versão gratuita concede apenas 2 GB de espaço de armazenamento.
Ao convidar amigos para usar o serviço, você pode obter mais espaço.
#6. WeTransfer
O WeTransfer é um programa para compartilhar arquivos grandes via Internet, o que é muito útil para trabalhos remotos.
Na versão gratuita, até 2 GB de arquivos podem ser enviados e até 20 e-mails.
Para usá-lo, basta fazer o download e o documento chegará ao destinatário na forma de um arquivo compactado.
Comunique-se com a sua equipe
#7. Slack
O Slack é um software que pode melhorar a eficiência das conversas de trabalho sem enviar e-mails ou mensagens pelo WhatsApp.
Todas as trocas de projetos podem ser realizadas em um ambiente e as publicações podem ser públicas ou privadas.
A ferramenta é integrada a outros serviços, como Google Drive, Office 365 e Trello, e é particularmente útil durante o trabalho em casa porque pode centralizar toda a equipe.
Além disso, evita misturar conversas pessoais e profissionais no WhatsApp, por exemplo.
Faça videoconferências
#8. Skype
Você já deve conhecer ou pelo menos ouvir falar do Skype, que é uma ferramenta da Microsoft usada para conectar comunicações entre pessoas ao redor do mundo via telefone e videotelefonia. No entanto, essa ferramenta é muito útil para qualquer empresa (entrar em contato com clientes ou promover a integração entre funcionários).
#9. Google Meet
O Google Meet (ou Hangouts Meet) é um aplicativo de videoconferência que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, dependendo do seu plano.
Você pode usar o aplicativo mesmo sem levar em conta nenhum dos planos acima, mas só pode participar de reuniões sem criar o seu.
#10. Zoom
O Zoom é um serviço de reunião remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.
Um grande diferencial sobre os concorrentes é a estabilidade proporcionada quando um grande número de pessoas usa a ferramenta ao mesmo tempo.
Ferramenta para controlar horas trabalhadas
#11. Toggl
Toggl, uma ferramenta de rastreamento de tempo, é muito simples, mas muito poderosa.
A vantagem é que ele possui funcionalidade multiplataforma, além das versões para Android e iPhone, também possui versões para Windows, Mac e Linux, além de extensões para o Google Chrome e versões da web. Outra grande coisa é a integração com vários aplicativos, como Trello, Evernote, Google Drive, Basecamp, etc.
Essas são algumas dicas que combinadas podem levar a sua prática de home office a um outro nível.
Se você chegou até aqui, vejo que consegui contribuir para que o seu dia a dia possa ser um tanto quanto melhor.