Antes dessa pandemia, a prática de home office tinha um sinônimo podia ser praticado normalmente praticado por profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente.

Mas agora lhe pergunto – Qual melhor forma de trabalhar em home office?

Pois é, não verdade não existe uma receita de bolo para isso, e sim uma adaptação para o dia a dia, claro que até quem sabia o que era o home office, agora está praticando de alguma forma.

Para a Dica de hoje, separei algumas ferramentas para facilitar o seu dia a dia nesta nova prática.

 

Organize as tarefas da equipe.

#1. Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou de grupo. O programa é muito intuitivo e fornece uma tabela, onde a lista de tarefas é separada por cartões coloridos e define o prazo e as metas.

A plataforma também fornece recursos de checklist para indicar os principais pontos do projeto, fazer upload de arquivos e tags coloridas, para que os usuários possam separar os arquivos por assunto. É semelhante ao uso de lembretes para organizar lembretes.

O Trello oferece planos gratuitos e pagos e está disponível para Android, iPhone e PC.

Trello

 

#2. Clicksign

Clicksign (clicksign.com) fornece gerenciamento e assinatura de documentos legais e válidos.

O plano básico permite obter cinco documentos por mês.

Usando esta ferramenta, você pode assinar remotamente arquivos de emergência que não podem esperar por um surto de coronavírus.

Ilustração Clicksign

 

#3. Bitrix24

A Bitrix24 (bitrix24.com.br) é uma plataforma de gerenciamento e colaboração de projetos que pode gerar relatórios, acompanhar o tempo de atividade e ter grupos de bate-papo. Devido ao coronavírus, a empresa estendeu a versão gratuita para usuários ilimitados.

Devido ao coronavírus, a empresa estendeu a versão gratuita para usuários ilimitados.

Ilustração Bitrix24

 

 

Compartilhamento de arquivos

#4. Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que pode fornecer vários aplicativos utilitários, como planilhas, documentos, apresentações, calendários etc.

A vantagem é que quase todos os sistemas operacionais são suportados. Além de funcionar sem problemas no navegador, existem plug-ins do Chrome e aplicativos para iOS e Android, Windows e Mac.

Ilustração Google Drive

 

#5. Dropbox

O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquivos.

No entanto, a versão gratuita concede apenas 2 GB de espaço de armazenamento.

Ao convidar amigos para usar o serviço, você pode obter mais espaço.

Ilustração Dropbox

 

#6. WeTransfer

O WeTransfer é um programa para compartilhar arquivos grandes via Internet, o que é muito útil para trabalhos remotos.

Na versão gratuita, até 2 GB de arquivos podem ser enviados e até 20 e-mails.

Para usá-lo, basta fazer o download e o documento chegará ao destinatário na forma de um arquivo compactado.

Ilustração WeTransfer

 

Comunique-se com a sua equipe

#7. Slack

O Slack é um software que pode melhorar a eficiência das conversas de trabalho sem enviar e-mails ou mensagens pelo WhatsApp.

Todas as trocas de projetos podem ser realizadas em um ambiente e as publicações podem ser públicas ou privadas.

A ferramenta é integrada a outros serviços, como Google Drive, Office 365 e Trello, e é particularmente útil durante o trabalho em casa porque pode centralizar toda a equipe.

Além disso, evita misturar conversas pessoais e profissionais no WhatsApp, por exemplo.

Ilustração Slack

 

Faça videoconferências

#8. Skype

Você já deve conhecer ou pelo menos ouvir falar do Skype, que é uma ferramenta da Microsoft usada para conectar comunicações entre pessoas ao redor do mundo via telefone e videotelefonia. No entanto, essa ferramenta é muito útil para qualquer empresa (entrar em contato com clientes ou promover a integração entre funcionários).

 

#9. Google Meet

O Google Meet (ou Hangouts Meet) é um aplicativo de videoconferência que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, dependendo do seu plano.

Você pode usar o aplicativo mesmo sem levar em conta nenhum dos planos acima, mas só pode participar de reuniões sem criar o seu.

 

#10. Zoom 

O Zoom é um serviço de reunião remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.

Um grande diferencial sobre os concorrentes é a estabilidade proporcionada quando um grande número de pessoas usa a ferramenta ao mesmo tempo.

 

 

Ferramenta para controlar horas trabalhadas

#11. Toggl

Toggl, uma ferramenta de rastreamento de tempo, é muito simples, mas muito poderosa.

A vantagem é que ele possui funcionalidade multiplataforma, além das versões para Android e iPhone, também possui versões para Windows, Mac e Linux, além de extensões para o Google Chrome e versões da web. Outra grande coisa é a integração com vários aplicativos, como Trello, Evernote, Google Drive, Basecamp, etc.

Ilustração Toggl

 

Essas são algumas dicas que combinadas podem levar a sua prática de home office a um outro nível.

Se você chegou até aqui, vejo que consegui contribuir para que o seu dia a dia possa ser um tanto quanto melhor.