Você sabia que aviões de passageiros estão transportando cargas?

Isso mesmo! Diante do cenário de crise mundial, o transporte aéreo também sofreu alterações.

A demanda de aviões cargueiros está elevada, enquanto os voos de passageiros estão diminuindo, em caráter emergencial, a ANAC autoriza empresas para transportarem cargas em apoio no combate ao Covid-19.

Muitas empresas estão se adaptando com a nova rotina, para cumprirem a missão de garantir o abastecimento de respiradores, EPIs e outros produtos farmacêuticos.

Mas como é realizado o transporte?

São dois tipos de aeronaves que apresentam algumas diferenças, os aviões cargueiros têm seu próprio sistema antincêndio e o assolhado reforçado, enquanto os aviões de passageiros possuem poltronas, dimensão menor nas entradas, menor limite de peso e volume.

Além dos porões estarem sendo utilizados, muitas cargas são transportadas entre as poltronas, amarradas com proteção e segurança. É proibido o transporte de cargas se houver passageiros.

A ANAC sinaliza que é proibido o transporte de cargas junto aos passageiros, ainda destaca que essa autorização é emergencial e válida apenas durante a pandemia.

Uma empresa chinesa chamada HAECO, atuante na manutenção de aeronaves e engenharia, tem como proposta algumas soluções que permitiriam o transporte de cargas e passageiros juntos.

Fonte: HAECO

Fonte: HAECO

 

O que achou dessas medidas emergenciais?

Vamos ficar ligados nas próximas atualizações!