O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store, já permitia cadastrar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Alguns estados possuem permissão para os proprietários de veículos cadastrarem também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital.

Fonte: Denatran

Agora a maioria das cidades estão com o atendimento ao público suspenso, por causa da pandemia do Covid-19. O Detran acelerou o processo para liberação do CRLV digital, por ser um documento de porte obrigatório.

Para cadastrar esse documento é preciso ter baixado o aplicativo CDT.

Caso você ainda não tenha em seu dispositivo, pode instalar nas lojas abaixo:

Após realizar o cadastro você terá acesso ao modo off-line, sem internet, com opção de imprimir seu CRLV em casa e sem necessidade de comparecer ao Detran.

Para registrar uma chave de segurança se tem duas opções: senha com 4 dígitos ou leitura biométrica. A segunda opção é valida da acordo com o dispositivo utilizado.

Se quiser compartilhar seu CRLV, foi liberado através do CDT o compartilhamento do documento digital com até cinco pessoas ao mesmo tempo. Para sua segurança, quem recebe o seu CRLV pode apenas visualizar.

Fonte: Denatran

Com a intenção de prevenir falsificações, as autoridades realizam a validação de autenticidade do documento através de QR Code.

Até dia 30 de junho essa opção será liberada para todo o País, mas já possui o mesmo valor jurídico dos documentos impressos.

Como se cadastrar?

Veja no site do Denatran o passo a passo, clicando AQUI.

 

Gostou dessa dica?

Comenta pra nós o que você achou desse aplicativo!