Você sabe o que é a taxa TDE?

 

A taxa de dificuldade de entrega trata da cobrança feita nos casos em que a transportadora tem um custo adicional sempre que a entrega é dificultada, como:

  • Recusa da mão de obra por parte do cliente;
  • Solicitação de agendamento;
  • Condição de recebimento por ordem de chegada;
  • Processo de descarga ineficiente (gerando longos períodos de espera);
  • Exigência, por parte do cliente, de separação de produtos no recebimento;
  • Exigência de mão de obra extra para realizar carga e descarga;
  • Outras questões contratuais que elevam o custo operacional da transportadora.

Neste post vamos explicar como configurar esta taxa no Brudam. Gostou? Então confira agora mesmo! 😉

 

CONFIGURANDO O TDE DO CLIENTE E DESTINATÁRIO

No Brudam é necessário configurar a taxa em dois momentos: primeiro no atalho 402 e depois no atalho 028, ou seja, no trecho que será utilizado na minuta.

Para realizar a primeira configuração é simples, basta acessar o atalho 402 ou seguir os passos abaixo:

  • Acesse o módulo CADASTRO;
  • Clique no menu PRINCIPAL;
  • Selecione a opção 402 – CLIENTES COM TDE.

 

Veja como funciona na imagem abaixo:

 

Nesta tela você deverá INCLUIR o cliente pagador que você terá esta taxa na composição de frete e o destinatário também.

Preencha os campos da seguinte forma:

 

  • CLIENTE: Preencha com o nome do cliente;
  • Incluir destinatário a lista:

 

Adicione o CNPJ do destinatário, preencha o número do CNPJ e clique no botão “+“.

 

 

Em seguida clique no botão SALVAR.

 

Obs: Note que você poderá adicionar mais de um CNPJ.

 

CONFIGURANDO O TDE NA TABELA

 

Para configurar o TDE na tabela, acesse o atalho 028, ou siga os passos abaixo:

 

  • Acesse o módulo COMERCIAL;
  • Clique no menu TABELAS;
  • Selecione a opção 028 – VER TABELAS.

 

Veja como funciona na imagem abaixo:

 

 

Ao acessar a tabela de código 322 (no exemplo acima), será apresentada a tela abaixo, onde deverá estar setado o parâmetro “Taxa TDE“:

 

 

Será habilitado o item “Taxa TDE“, onde você deverá preencher os campos de acordo com a taxa entrega.

 

 

Pronto! Está configurado para que seu cliente e destinatário tenham o TDE em sua composição de frete.

 

 

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

 

Porto Alegre: (51) 3500-7018.
Curitiba: (41) 3891-0865.
São Paulo: (11) 4858-0865.
Brasilia: (61) 3686-0865.
Salvador: (71) 2886-0835.

 

Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.