Você sabe o que é a taxa TDE?
A taxa de dificuldade de entrega trata da cobrança feita nos casos em que a transportadora tem um custo adicional sempre que a entrega é dificultada, como:
- Recusa da mão de obra por parte do cliente;
- Solicitação de agendamento;
- Condição de recebimento por ordem de chegada;
- Processo de descarga ineficiente (gerando longos períodos de espera);
- Exigência, por parte do cliente, de separação de produtos no recebimento;
- Exigência de mão de obra extra para realizar carga e descarga;
- Outras questões contratuais que elevam o custo operacional da transportadora.
Neste post vamos explicar como configurar esta taxa no Brudam. Gostou? Então confira agora mesmo! 😉
CONFIGURANDO O TDE DO CLIENTE E DESTINATÁRIO
No Brudam é necessário configurar a taxa em dois momentos: primeiro no atalho 402 e depois no atalho 028, ou seja, no trecho que será utilizado na minuta.
Para realizar a primeira configuração é simples, basta acessar o atalho 402 ou seguir os passos abaixo:
- Acesse o módulo CADASTRO;
- Clique no menu PRINCIPAL;
- Selecione a opção 402 – CLIENTES COM TDE.
Veja como funciona na imagem abaixo:
Nesta tela você deverá INCLUIR o cliente pagador que você terá esta taxa na composição de frete e o destinatário também.
Preencha os campos da seguinte forma:
- CLIENTE: Preencha com o nome do cliente;
- Incluir destinatário a lista:
Adicione o CNPJ do destinatário, preencha o número do CNPJ e clique no botão “+“.
Em seguida clique no botão SALVAR.
Obs: Note que você poderá adicionar mais de um CNPJ.
CONFIGURANDO O TDE NA TABELA
Para configurar o TDE na tabela, acesse o atalho 028, ou siga os passos abaixo:
- Acesse o módulo COMERCIAL;
- Clique no menu TABELAS;
- Selecione a opção 028 – VER TABELAS.
Veja como funciona na imagem abaixo:
Ao acessar a tabela de código 322 (no exemplo acima), será apresentada a tela abaixo, onde deverá estar setado o parâmetro “Taxa TDE“:
Será habilitado o item “Taxa TDE“, onde você deverá preencher os campos de acordo com a taxa entrega.
Pronto! Está configurado para que seu cliente e destinatário tenham o TDE em sua composição de frete.
Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:
Porto Alegre: (51) 3500-7018.
Curitiba: (41) 3891-0865.
São Paulo: (11) 4858-0865.
Brasilia: (61) 3686-0865.
Salvador: (71) 2886-0835.
Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.