Você sabe o que é e para que serve o certificado digital?

 

O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

É indicado para quem precisa emitir e assinar documentos fiscais eletrônicos para transporte de carga e indicará como titular do Certificado Digital um funcionário que fará a emissão desses documentos fiscais.

Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

Neste post você vai aprender qual o tipo de certificado digital você deve instalar e como instalar o arquivo no TMS Brudam.

Legal né? Se gostou, continue com a leitura e aprenda agora mesmo como utilizar esta funcionalidade top 😉

 

VEJA COMO UTILIZAR

 

A Instalação do Certificado Digital consiste na disponibilização para o sistema ter acesso a emissões dos documentos digitais, tais como CT-e, MDF-e, NF-e.

E uma vez que o mesmo esteja instalado no servidor, o usuário poderá gerar os documentos digitais em qualquer computador desde que tenha acesso ao sistema.

Segue abaixo as informações do certificado que deverá ser instalado no seu TMS Brudam:

TIPO DO CERTIFICADO: O tipo de certificado A1 é gerado e armazenado em seu computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens.

VALIDADE:  12 meses. Após o vencimento, você deverá instalar outro arquivo.

TIPO DO ARQUIVO: é um arquivo que tem a sua extensão “.PFX”

 

Como este certificado é utilizado para assinatura de documentos fiscais eletrônicos para transporte de carga e seu titular não tem poderes para representação ou visualização dos dados, declarações e informações da empresa disponíveis no portal da Receita Federal. Exceto se o titular do certificado for o representante reconhecido pela Receita Federal.

Oferece validade jurídica aos atos eletrônicos de cunho legal, fiscal e financeiro, permitindo também a sua identificação no mundo digital com segurança.

Para efetuar a instalação do seu certificado é fácil,  siga os seguintes passos ou digite a opção 384 no atalho rápido:

 

  • Acesse o módulo SISTEMA;
  • Clique no menu CONFIGURAÇÃO;
  • Selecione a opção 384 – DOCUMENTOS ELETRÔNICOS;
  • Selecione a unidade que vai ter o certificado instalado.

 

Clique no botão “Escolher o arquivo” no campo ao lado, e após insira a senha salvar a alteração.

 

 

Confirmando as alterações realizadas

Feito isso, vamos consultar  a unidade que foi inserindo o novo certificado confirmando  se a data de validade alterou corretamente.

 

 

Dica Brudam:

 

O certificado deve ser emitido em computadores com Windows Vista ou superior, navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome, Java 7 ou superior instalado e o usuário deve ser administrador do computador, além de ter acesso à internet.

 

 

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

 

Porto Alegre: (51) 3500-7018.

Curitiba: (41) 3891-0865.

São Paulo: (11) 4858-0865.

Brasilia: (61) 3686-0865.

Salvador: (71) 2886-0835.

 

Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.