O processo de ocorrência serve para acompanhar um determinado setor,  ou seja, quando for gerado algum tipo específico de ocorrência na minuta.

Por exemplo: a ocorrência de avaria parcial é necessário que o setor do gerenciamento e risco faça a validação se realmente houve uma avaria ou não, chamamos isso no sistema de “processo de ocorrências”.

Portanto, no processo de ocorrência você consegue com que o seu o seu SAC  tenha em tempo real todas a informação das entregas que por algum motivo não puderam ser entregues.

Neste post você vai aprender como criar um processo de ocorrência e qual a sua função no sistema.

Gostou? Então confira como utilizar agora mesmo! 😉

 

VEJA COMO UTILIZAR

 

Para criar um processo de ocorrência é simples, basta acessar o atalho 578 – Rastreamento de ocorrências, ou seguir os passos abaixo:

 

  • Navegue até o módulo SAC;
  • Clique no menu PROCESSOS DE OCORRÊNCIA
  • Selecione a opção 578 – RASTREAMENTO DE OCORRÊNCIAS.

 

Para iniciar um novo processo você deve localizar a minuta desejada através dos filtros da tela e selecionar a opção INICIAR PROCESSO, conforme abaixo:

OBS: Mais tarde esse processo pode virar um processo de ressarcimento ou não.

 

INICIANDO O PROCESSO

 

Ao iniciar o processo, o sistema irá abrir uma nova janela solicitando maiores informações:

 

 

PREENCHENDO OS CAMPOS

 

Nome – Identificação do processo (Exemplo: Avaria NF 12345).

Data – Data em que se deu início ao processo de tratativa da ocorrência.

Minuta – A minuta se refere o processo.

Manifesto – Exibe o número do manifesto da minuta (caso tenha).

Prazo padrão – Definido no tipo da ocorrência (tela 324).

Data Prazo – Prazo para finalização do processo.

Dentro do veículo – Se o volume ainda está dentro do veículo ou não (apenas informativo).

Unidade responsável pela ocorrência – Unidade que irá tratar a ocorrência.

Ocorrência – Exibe qual a ocorrência que originou o processo de ressarcimento.

 

Ao gerar o processo, essa será a visualização em tela:

 

 

Nessa tela é possível visualizar e alterar (caso necessário) as informações inseridas no processo anterior e também adicionar maiores dados, como por exemplo os volumes envolvidos no processo de ocorrência, detalhes do que aconteceu no campo descrição, inclusão de tratativas. Ao clicar em “INCLUIR” será apresentada a seguinte tela:

 

 

No campo “Status” você pode ir atualizando a tratativa, se ela ainda está pendente ou se já foi finalizada.

Após a finalização de todas as tratativas, você poderá finalizar o processo de ocorrência, onde o sistema irá perguntar se esse processo deve ou não virar um processo de ressarcimento. Optando por “sim”, automaticamente redirecionará para a tela de processo de ressarcimento (próximo tópico).

 

 

OBS: Você pode realizar consulta de todos os processos de ocorrência já cadastrados através da tela 577 – LISTAGEM DE PROCESSOS DE OCORRÊNCIA.

 

 

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