Em um mundo em constante crescimento populacional, você já parou pra pensar em como está a saúde do nosso planeta?

O assunto sustentabilidade já está batido, muito se houve falar. Mas você realmente sabe da importância e o impacto que isso trás para o seu dia a dia?

Sim, para o seu dia a dia. Começamos esse papo pensando no que você faz.

Você adota atitudes que ajudam o meio ambiente a completar o seu ciclo biológico, ou seja, reaproveitar elementos que possam se tornar novos produtos. Como por exemplo uma simples casca de banana que pode se tornar adubo.

Agora vamos ampliar esse pensamento. Quais atitudes sua empresa de logística faz para ajudar o meio ambiente para completar o seu ciclo biológico?

Não faz ideia?!

Calma, por isso preparamos #7DICAS para uma logística sustentável.

Ahh não esqueça de me contar, caso sua empresa já adota alguma dessas dicas, utilize a hashtag #BrudamSouSustentavel

Sem mais delongas, boa leitura!

#DICA01: REDUÇÃO DO CONSUMO DE PAPEL

Utilizar arquivos digitais é uma boa opção, tanto para ajudar o meio ambiente como também agilizar o processo de envio de documentos. Ter documentos digitais facilitam o dia a dia do transportador.

Por isso, disponibilizamos aplicativo fácil e intuitivo que possui diversas ferramentas que facilitam a comunicação entre a transportadora e o motorista, onde é possível tirar foto do comprovante; enviar nota fiscal; fazer o manifesto online; além de monitorar AWB e ter acesso a tudo isso offline, ou seja, sem uso da internet.

 

#DICA02: OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE ENTREGA

Planejar o roteiro para que seja possível realizar o maior número de entregas em uma única viagem é uma forma de economizar e ajudar o meio ambiente. Reduzindo a emissão de gases poluentes como CO2, proveniente do combustível.

Outra forma é optar por horários diferenciados, com menor fluxo de veículos, reduz o custo de combustível e o tempo de espera nos congestionamentos.

 

#DICA03: CONTROLE DE EMISSÃO DE POLUENTES

A redução de gases poluentes emitidos na atmosfera se deve ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove),  formulado pelo Conama nº 18/1986. Esse Programa foi criado quando visto a expansão da frota veicular, principalmente nas grandes cidades. Oferecendo um conjunto de resoluções que definem os valores máximos de poluentes que podem ser emitidos pelos veículos.

Essa fumaça poluente é medida através de um aparelho eletrônico chamado opacímetro, através de um feixe de luz é possível avaliar a densidade da fumaça.

Dessa forma, certifique-se que sua frota esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Proncove e evite multas.

 

#DICA04: CONTROLE DE FROTA

Obter um software que auxilie no gerenciamento da sua frota também é uma forma de colaborar com o meio ambiente. Com ele você tem uma visão geral de gastos e manutenções necessárias que podem ser feitas nos veículos.

Nós da Brudam, oferecemos um módulo completo em nosso sistema onde é possível gerenciar de forma completa o consumo de combustível da sua frota ou o momento exato para fazer a manutenção no veículo ou a troca dos pneus.  

Manutenções preventivas, como troca de filtro de ar, se enquadra como manutenção preventiva dos veículos, contribuindo assim para uma operação logística sustentável, além de promover economia para empresa.

Através do nosso sistema, você terá acesso a outras opções, como controle de infrações, de pedágio, de sinistro. Uma ferramenta completa que irá auxiliar a manter práticas sustentáveis na logística da sua frota.

 

#DICA05: REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS

Algumas empresas já vêm adotando essa metodologia de reutilização de embalagens, tais como Coca-Cola, Natura, Unilever adotaram boas práticas sustentáveis no transporte e isso reflete na conscientização dos consumidores da marca.

Esse tipo de atitude, potencializa a imagem positiva e ecológica da empresa. Atraindo muitos consumidores por ter como metodologia esse cuidado com o meio ambiente. Propagando boas práticas, além dos aspectos econômico e comercial da logística.

 

#DICA06: AGILIZE A CARGA E DESCARGA

Otimize o fluxo logístico da sua empresa evitando filas de veículos aguardando o embarque ou desembarque e mercadorias, parados nos acostamentos de rodovias.

Para evitar esse cenário adote tecnologias que otimizem o fluxo dos veículos, tais como balanças rodoviárias, portões e cancelas eletrônicas.

Dentro dos galpões, empilhadeiras e reboques são uma opção para robotizar e acelerar a carga e descarga das mercadorias. 

 

#DICA07: MODERNIZAÇÃO VEICULAR E CAPACITAÇÃO DOS MOTORISTAS

Os veículos mais novos, possuem tecnologia de bordo que ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. 

O treinamento de motoristas, ensinando boas práticas na direção podem reduzir em até 20% o consumo de combustível, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotres (Anfavea).

 

O que achou das nossas dicas?!

Compartilhe conosco se sua empresa adota alguma delas. Utilize a hashtag #BrudamSouSustentavel

Muito obrigada por sua companhia!

Até a próxima quarta 🙂