Você já ouviu falar no termo “logística 4.0”? Sabe o que ela oferece?

O mundo está em constante mutação. Do ponto de vista histórico, o século XVIII foi marcado pela revolução industrial, a vinda das primeiras fábricas a vapor nortearam o novo mundo.

Após a segunda guerra mundial, século XX, novas portas foram abertas. Marcado pela forte influência tecnológica em todos os processos de produção.

Eis que surge logística 4.0.

Como uma facilitadora, utiliza tecnologia para agilizar processos, através da internet em tempo real. Seu foco é potencializar a cadeia de distribuição diminuindo processos burocráticos entre transportadoras e colaboradores.

Mas afinal, o que logística 4.0 oferece?

Ficou interessado?

Continue a leitura que eu te explico tudo!

 

DICA #1: MOBILIDADE

Ter acesso a documentos digitais durante a entrega ou coleta de uma mercadoria, facilita, e muito o trabalho dos motoristas.

Por isso, optar por um aplicativo que possa ser acessado de qualquer dispositivo, seja via smartphone ou tablet, efetua o envio das informações para a transportadora em tempo real.

Mas caso o local da entrega não tenha conexão com a internet, o nosso aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na Google Play, oferece a possibilidade de armazenar essa documentação coletada no modo offline.

Através do aplicativo, também é possível fazer o despacho da carga AWB; Armazenar notas fiscais, CT-e e DEC; Registrar uma ocorrência através de foto ou assinatura digital; Encerrar o manifesto, entre outras funcionalidades.

 

DICA #2: TECNOLOGIA NA NUVEM

Dispensa a instalação ou armazenamento de dados no computador. Tudo é hospedado diretamente na nuvem (Cloud Computing) e pode ser acessado em qualquer lugar desde tenha conexão com a internet.

Adotar esse tipo de armazenagem, diretamente na nuvem, gera total liberdade e agilidade para a sua empresa, desde que tenha um software capacitado que entenda e atenda suas necessidades.

Nós da Brudam, desenvolvemos softwares de gestão para sua transportadora. Oferecemos ferramentas eficientes que podem ser acessadas pelo computador ou dispositivo móvel, desde que tenha conexão com a internet.

Utilizamos o TMS (Transportation Management System), é sistema de gestão que permite controlar as operações e as entregas de forma ampla e integrada. Dispensando o uso de planilhas ou anotações diversas.

Através desse software, o processo de gerenciamento se torna mais ágil e simples. Otimizando o seu tempo, permitindo que você conduza seus negócios de maneira eficiente.

 

 

DICA #3: AUTOMAÇÃO DE ATIVIDADES

A automatização, diminui erros, simples assim!

Subtrair o trabalho manual, evita a necessidade de retrabalho. Vale lembrar, que o acesso ao software está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, uma vez que está hospedado na nuvem.

Além de simplificar processos burocráticos entre seus fornecedores e a transportadora, permite analisar e criar estratégias mais eficazes.

Obter um software que gerencie todo esse processo, é óculos para quem tem miopia. Você consegue enxergar de forma clara e integrada tudo o que acontece na sua empresa.

Essa visão nítida, permite modernizar sua gestão, otimizar o seu tempo e reduzir os seus custos.

 

DICA #4: SEGURANÇA

Nessa dica, preciso abordar três pontos importantes.

O primeiro se refere a criptografia das informações. Os documentos compartilhados na internet navegam em um ambiente seguro com proteção integrada.

O segundo ponto, são os centros de distribuição. Ao optarem por um software que gerencie seus processos, além de funcionar com maior eficácia. É possível monitorar, os milhares de embarques, transportes e acondicionamentos em locais distintos, de forma integrada e em tempo real.

O terceiro e último, é o aproveitamento da cadeia de distribuição, maior ganho de tempo com menor custo através de uma roteirização planejada do trajeto efetuado por sua frota. O controle pode ser feito em tempo real.

 

DICA #5: ANÁLISE EM TEMPO REAL

Esse é o ponto da virada da logística 4.0: análise em tempo real.

Com isso, é possível hospedar o sistema na nuvem e acessá-lo de qualquer dispositivo e ainda, ser operado simultaneamente por vários colaboradores.

Uma rede de informações que dissemina o conhecimento, e ao mesmo tempo potencializa o seu negócio, tornando mais competitivo e produtivo.

 

Connect overlay word young people

 

DICA #6: CADEIA DE SUPRIMENTOS

A logística 4.0 é o elo que liga os fornecedores, produtos e clientes. O mundo está em constante mutação, assim como a tecnologia. E nesse cenário, que a cadeia de suprimentos, seguirá. Cada vez mais conectada, inteligente, escalável e rápida.

 

DICA #7: FUTURO

Se sua empresa ainda não tem um sistema que gerencie de forma integrada e em tempo real todo processo de logística da sua empresa, entre em contato com o nosso comercial.

Iremos montar um planejamento estratégico de quais ferramentas sua operação precisa para integrar-se na logística 4.0, afinal o futuro já começou!