Sabemos que no dia a dia de uma transportadora pode ocorrer algum tipo de sinistro. Pensando nisso o TMS Brudam conta com uma ferramenta de ressarcimento para que você possa efetuar a gestão de todo este processo! Veja abaixo como funciona esta ferramenta top. 😉

 

FIQUE ATENTO

Antes de qualquer informação para o ressarcimento o sistema necessita entender que as etiquetas dos volumes foram impressas, do contrário o sistema irá lhe acusar o recado conforme a imagem abaixo.

Não há problemas se você não usa etiquetagem do sistema, mesmo assim será permitido seguir em frente.

COMO UTILIZAR

Um processo de ressarcimento pode ser criado através da explicação da aula anterior, ou acessando o atalho 267INCLUIR PROCESSO

  • Navegue até o módulo SAC;
  • Clique no menu RESSARCIMENTO
  • Selecione a opção 267 – INCLUIR PROCESSO.

O processo de ressarcimento serve para que você tenha todo o histórico da tratativa dentro do próprio sistema, e também para que você possa definir quem será o responsável pelo custo de ressarcimento ao cliente, visto que em determinadas situações esse custo pode ser repassado ao seu terceiro ou agente.

Ao dar inicio em um processo de ressarcimento através do processo de ocorrências, o sistema já trará grande parte das informações que foram preenchidas na tratativa da ocorrência, mas caso seja feito diretamente da tela 267 – INCLUIR PROCESSO, será preciso preencher as informações, onde:

 

 

Tipo – Identificação da situação da ocorrência (324 – se estiver com gestão de ocorrência marcada como sim).

Protocolo – Gerado automaticamente pelo sistema para acompanhamento.

Minuta – A qual minuta se refere o processo.

Volumes – Listará todos os volumes da minuta, para identificar a quais dos volumes se refere o processo de ressarcimento.

Notas – Listará todas as notas fiscais da minuta, para identificar a qual NF se refere o processo de ressarcimento.

Valor – Valor que será ressarcido ao cliente.

Descrição – Qual ocorrência é o motivo do ressarcimento, neste caso só irá aparecer as ocorrências que estiverem vinculado  ao TIPO conforme informado a cima.

Anexar arquivos – Opção para fazer upload de arquivos (fotos, e-mails, etc).

Observação relevante ao processo – Inserir qualquer informação referente ao processo de ressarcimento.

Responsável pelo custo – Campo para definir quem será o responsável pelo custo, podendo definir mais de um responsável (exemplo: 40% a unidade e 60% o terceiro).

Data/hora do evento – Informar quando ocorreu o evento para fins de histórico. Após efetuar esse processo e salvar, o processo de ressarcimento estará aguardando aprovação da pessoa responsável.

 Quando autorizado, no ato do faturamento do cliente e fechamento do terceiro/agente, o sistema informará em tela que há um desconto proveniente de um processo de ressarcimento, onde automaticamente já poderá ser dado o desconto e atrelado ao ressarcimento.

O QUE ACONTECE AGORA?

A partir de agora você possui uma um processo de ressarcimento criado, podendo estar aprovado ou em aberto.

No momento que você aprova o ressarcimento o sistema acusa a seguinte mensagem:

A partir do momento que você clica em OK o sistema já deixa armazenada esta informação para dois locais do sistema, uma para CONTRA-FATURA e EMISSÃO DE FATURA.

 

COMO FICA NA CONTRA-FATURA DO AGENTE OU TERCEIRO?

Na contra-fatura o sistema irá acusar os seguintes alertas:

clicando em OK,  a seguinte janela será apresentada:

Neste caso você ira selecionar se este valor  será descontado de seu agente nesta contra-fatura onde será apresentado da seguinte forma.

COMO FICA NA FATURA DO CLIENTE?

Na fatura para o seu cliente o sistema irá acusar os seguintes alertas:

 

clicando em OK, a seguinte janela será apresentada:

Neste caso você irá selecionar o valor demonstrado para conceder o valor de desconto ao seu cliente, onde será informado na tela de fatura da seguinte forma:

 

Rastreie um processo em aberto

Para rastrear o processo de ressarcimento que você fez anteriormente basta seguir os seguintes passos:

  • acesse o módulo SAC;
  • clique na menu RESSARCIMENTO;
  • selecione a opção 312 – VER PROCESSOS.

Será apresentada a seguinte tela:

Nesta tela você poderá usar os filtro conforme sua necessidade.

#FuncionalidadeTopBrudam 😉

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

Porto Alegre: (51) 3500-7018.
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