Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é o formato eletrônico de emissão de documentos fiscais para prestação de serviço de transporte em que todas as transportadoras precisam realizar os processos para emitir o CT-e.

Uma dúvida muito comum entre as transportadoras é  sobre o procedimento a ser adotado em casos de erros na emissão do CT-e.

Neste post você vai saber como proceder nesses casos. Gostou? Então continue com a leitura e confira agora mesmo! 😉

 

O QUE FAZER EM CASO DE ERROS NO CT-E?

Nos casos em que não houve a circulação da carga e que o cancelamento esteja dentro do prazo permitido, a melhor opção é cancelar o CT-e emitir um outro com os dados corretos.

Nos casos em que o cancelamento não seja possível, a transportadora poderá fazer uma anulação de valores eletrônica de serviço de transporte.

No projeto do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), os documentos emitidos com o intuito de sanar erros em documentos anteriores são aqueles emitidos com a finalidade de Anulação Substituição.

CT-E DE SUBSTITUIÇÃO

Quando o tomador de serviço for contribuinte de ICMS (possuir Inscrição Estadual):

  1. Solicitar ao tomador do serviço uma NF-e de Anulação, com o total da prestação e do ICMS, utilizando a CFOP 5.206 (Anulação de valor relativo à aquisição de serviço de transporte), informando o número do CT-e emitido com erro, os valores anulados e o motivo.
  2. Após receber a NF-e de Anulação, emitir um CT-e Substituto, com as novas informações, referenciando o CT-e emitido com erro e consignando a expressão “Este documento substitui o CT-e ‘número’ e ‘data’ em virtude de (especificar o motivo do erro)”.

Desta forma, no TMS BRUDAM, o processo deverá ser efetuado conforme abaixo:

  • Acesse o módulo OPERACIONAL;
  • Clique no menu RASTREAMENTO;
  • Selecione a opção 126 – REMESSAS.

Em seguida, selecione a minuta que você deseja realizar a substituição do CT-e. Após isso, clique no número do Ct-e.

Veja como funciona na imagem abaixo.

  • Navegue pela barra de rolagem para baixo.
  • Clique no botão CT-e DE SUBSTITUIÇÃO.

 

 

Preencha o motivo e os campos obrigatórios da tela de permissão:

CT-E DE ANULAÇÃO

O CT-e de anulação é emitido em situações onde o tomador do serviço não é contribuinte de ICMS, e não emite nota fiscal.

Para que seja possível gerar o CT-e de anulação, é necessário:

 

  • O tomador do serviço deve emitir uma declaração de anulação de serviços, mencionando número, valor e data de emissão do CT-e original, bem como o motivo da anulação deste documento.
  • Após estar com esta declaração de anulação em mãos, a transportadora poderá emitir o CT-e de anulação, referenciando o CTe que está sendo anulado.
  • O prazo para emissão deste documento é de 60 dias, contados a partir da data de emissão do CT-e que será anulado.

 

Desta forma, no TMS BRUDAM, o processo deverá ser efetuado conforme abaixo:

 

  • Acesse o módulo OPERACIONAL;
  • Clique no menu RASTREAMENTO;
  • Selecione a opção 126 – REMESSAS.

 

Em seguida, selecione a minuta que você deseja realizar a anulação do do CT-e. Após isso, clique no número do Ct-e.

Veja como funciona na imagem abaixo.

 

CT-e Complementar

 

É quando o Ct-e é emitido com o valor mais baixo do que deveria.

Por exemplo, se em um CT-e foi informado o valor de R$ 150,00 quando deveria ter sido informado R$ 200, o valor do CT-e Complementar será de R$50,00, validando o CT-e desta maneira.

O sistema Brudam oferece a opção CT-e COMPLEMENTAR, veja no passo-a-passo abaixo como utilizar:

Importante: Verifique se seu usuário possui autorização para gerar CT-e complementar através do atalho 116 – LISTA DE USUÁRIOS. (Clique no usuário desejado e desça com a barra de rolagem até o item OPERACIONAL, filtro GERAR CT-e COMPLEMENTAR);

 

  • Acesse o atalho 126 – RASTREAMENTO DE REMESSAS:
  • Selecione a minuta onde será adicionado o valor do Ct-e Complementar:
  • Clique no NÚMERO DE CT-e da minuta:
  • Desça com a barra de rolagem e clique no botão CT-e COMPLEMENTAR;

 

  • Insira o usuário e a senha;
  • Clique em AUTORIZAR:

 

 

  • Será validado se usuário tem permissão;
  • Digite o valor, em seguida clique em SALVAR.

 

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

Porto Alegre: (51) 3500-7018.
Curitiba: (41) 3891-0865.
São Paulo: (11) 4858-0865.
Brasilia: (61) 3686-0865.
Salvador: (71) 2886-0835.

Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.