Averbação de cargas para quem trabalha na área da logística é algo muito importante e se feita de forma incorreta pode trazer prejuízos para a empresa, neste post iremos falar sobre as facilidades de possuir um sistema que faça a averbação automática.

Gostou? Leia abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

 

O QUE É AVERBAÇÃO DE CARGAS

A averbação é o ato de informar à companhia seguradora os dados referentes às notas fiscais e as características das mercadorias que foram embarcadas para transporte, para que tenham a devida cobertura em caso de sinistro. Dessa forma, os prejuízos aos envolvidos são minimizados.

 

A AVERBAÇÃO DE CARGAS É OBRIGATÓRIA?

Conforme a portaria 247 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) estabelece que as transportadoras devem averbar todos os conhecimentos, todos os dias antes do início da viagem. Caso ocorra um roubo da carga e existam documentos não averbados (ou averbados após a viagem), a seguradora tem o direito de recusar a indenização.

Apesar de ser obrigatório, muitas empresas não dão a devida atenção e realizam essa tarefa de forma manual e sem a ajuda de um Sistema TMS e assim averbando diretamente na seguradora, podendo haver uma falha e a mercadoria não ser averbada.

O problema disso é que ao colocar os dados das mercadorias em uma planilha ou documento, corre-se o risco de cometer erros ou enganos, como esquecer de inserir um produto ou até mesmo averbar o mesmo item duas vezes.

 

O QUE VEM SENDO PRATICADO PELO MERCADO?

Hoje uma grande tendência das empresas de transporte é a aquisição de um sistema TMS onde o mesmo já efetua a transmissão desta informação eletronicamente para a seguradora

Além de transmitir os dados com segurança e agilidade, a empresa responsável pela averbação da carga a cada entrega realizada. Além disso, o gestor também é beneficiado, pois passa a ter mais tempo para verificar se as mercadorias foram averbadas corretamente com segurança.

COMO A BRUDAM PODE LHE AJUDAR?

Contudo se você possui ainda alguma dúvida ou relutância em saber como usar e usufruir de um sistema TMS, é muito tranquilo, pois a Brudam irá efetuar todo o trabalho e você apenas precisará colocar os dados do produto e averbação acontecerá eletronicamente, ajudando a economizar tempo e poupar retrabalho no que antes era feito de forma manual e burocrática. É bom também ressaltar que a automatização desse processo irá diminuir consideravelmente a taxa de erro, visto que o fator humano não estará muito presente.

E nós temos a solução para facilitar a sua vida por que o sistema Brudam é um software TMS (Sistema de gerenciamento de transporte) e que foi desenvolvido em 2004 para que você gestor tenha mais tempo e tranquilidade para se dedicar ao que realmente importa: O Crescimento do seu negócio.

Conforme falamso em uma postagem passada CADASTRO DE SEGURADORAS E AVERBAÇÃO AUTOMÁTICA, a Brudam conta com um robô que trata toda a sua rotina de averbação.

Veja abaixo um pouco mais do nosso fluxo:

 

NOSSAS INTEGRAÇÕES

Desenvolvido para atuar tanto no Transporte Rodoviário quanto o Aéreo, nosso software contém recursos práticos que facilitam o dia a dia.

Abaixo temos nossas principais integrações com seguradoras e sistema de seguros.

 

 

Tudo para que averbação de cargas seja feito da forma mais simples, rápida e prática.

Além de um excelente time espalhado pelo brasil, pronto para lhe ajudar em cada etapa 24 horas por dia.