Com base nisso, preparamos esse post com algumas dicas para que sua empresa poupe dinheiro ao mesmo tempo que instrui seus motoristas a terem boas práticas na direção.
Leia na íntegra e valorize o seu dinheiro!
1. BOM MOTORISTA
O motorista é um funcionário essencial para levar a mercadoria até o seu destino por isso a contratação desse profissional deve ser tratada com cuidado.
Observe se na hora da entrevista o perfil do candidato se encaixa com os objetivos da sua empresa e se possui boas qualificações.
Portanto depois da contratação conscientize-os sobre como é essencial ter uma direção segura dando ênfase que o trabalho deles é fundamental para contribuir com um bom funcionamento da empresa, porém nenhuma das dicas serão úteis se eles não passarem antes por um treinamento a respeito do cuidado com o veículo da empresa e os cuidados necessários para uma direção consciente.
Após esse treinamento a ideia é que o com as rotas percorridas não havendo desperdício, que o cuidado com o veículo da empresa aumente e que entendem a necessidade de uma direção segura.
2. GASOLINA/DIESEL DE QUALIDADE
Com alto preço dos combustíveis é normal que seja feita uma pesquisa para saber qual posto possui o melhor preço e procurar por aquele mais barato.
Contudo é necessário que haja também o cuidado de abastecer em um ponto de procedência conhecida, do contrário o combustível poderá ser adulterado sendo extremamente prejudicial para o bom funcionamento do motor do veículo.
Com isso, tenha sempre o cuidado de que seus motoristas procurem postos com o selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e que abasteçam com combustível de qualidade.
Tal prática, representa economia ao longo prazo para seu veículo contribuindo para que o motor continue funcionando perfeitamente.
3. CALIBRAGEM, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
A calibragem dos pneus pode influenciar em até 20% no consumo de combustível do carro/caminhão, especialmente se o veículo estiver carregado com cargas, por isso segundo as montadoras, o certo é de 15 em 15 dias fazer a calibragem dos pneus para que estes tenham sempre a pressão certa.
Também é recomendado que faça o alinhamento e o balanceamento com frequência o alinhamento a deterioração do pneu será menor e com o balanceamento ele não irá balançar tanto quando estiver andando na estrada o que irá contribuir para a economia no combustível.
4. PONTO MORTO
Instrua seus motoristas a nunca colocar o veículo em ponto morto, principalmente quando estiverem em alguma decida.
Esse costume antigo, de que deixar em ponto morto numa descida não irá consumir combustível é um mito!
Pelo contrário, irá consumir o dobro e exigirá mais do motor, fazendo com que queime mais combustível, além de ser extremamente perigoso.
Ao invés disso, os motoristas devem manter o motor ligado e a usar o freio, carros com injeção eletrônica reconhecem que a falta de aceleração e cortam o combustível para reduzir a queima desnecessária.
Outra prática que afeta o consumo de combustível é andar com os vidros abertos quando a velocidade é acima de 80km/h.
5. PLANEJAR O SEU ROTEIRO
Planejar a sua rota é algo essencial para a sua transportadora, visto que realizando esse planejamento você consegue otimizar o tempo gasto no percurso, reduzir o desgaste do veículo e diminuir o gasto do combustível ao percorrer distância dispensáveis.
Ao planejar a sua rota você consegue também, aumentar a produtividade e evitar atrasos, visto que as entregas serão previamente selecionadas e os locais de destino já programados antes do motorista deixar a sua empresa.
6. TROCA DE MARCHA
Ao trocar de marcha, cuide para que a velocidade do seu veículo esteja na marcha correta, pois o automóvel ou caminhão consome muito mais combustível estando com a marcha incorreta.
Por exemplo um carro a 40km/h não pode estar na quinta marcha, assim como não pode andar a 100km/h e estar na segunda marcha.
Em ambos os casos o motor vai trabalhar além de sua capacidade ideal e irá consumir mais combustível para fazer o motor funcionar, e em consequência disso terá desgaste no futuro necessitando de manutenção gerando mais despesas para sua empresa.
7. FILTROS
Outra dica para economizar no consumo de combustível é trocar o filtro regularmente.
O indicado é a cada 10 mil quilômetros para evitar o entupimento em decorrência de poeira e sujeira, isto terá impacto direto na câmara de combustão do veículo aumentando a queima de combustível.
Além da troca do filtro, oriente o motorista da sua frota que evite acelerar ou frear repentinamente isso tem impacto direto na média de combustível, além de ser perigoso e colocar a segurança dele e de quem estiver por perto em risco.
Trackbacks/Pingbacks