Economizar combustível é um grande desafio quando se trata de frotas, mas com boas práticas, cuidados e recomendações,sim, isso é possível.

Com base nisso, preparamos esse post com algumas dicas para que sua empresa poupe dinheiro ao mesmo tempo que instrui seus motoristas a terem boas práticas na direção.

Leia na íntegra e valorize o seu dinheiro!

1. BOM MOTORISTA

O motorista é um funcionário essencial para levar a mercadoria até o seu destino por isso a contratação desse profissional deve ser tratada com cuidado.

Observe se na hora da entrevista o perfil do candidato se encaixa com os objetivos da sua empresa e  se possui boas qualificações.

Portanto depois da contratação conscientize-os sobre como é essencial ter uma direção segura dando ênfase que o trabalho deles é fundamental para contribuir com um bom funcionamento da empresa, porém nenhuma das dicas serão úteis se eles não passarem antes por um treinamento a respeito do cuidado com o veículo da empresa e os cuidados necessários para uma direção consciente.

Após esse treinamento a ideia é que o com as rotas percorridas não havendo desperdício, que o cuidado com o veículo da empresa aumente e que entendem a necessidade de uma direção segura.

2. GASOLINA/DIESEL DE QUALIDADE 

Com alto preço dos combustíveis é normal que seja feita uma pesquisa para saber qual posto possui o melhor preço e procurar por aquele mais barato.

Contudo é necessário que haja também o cuidado de abastecer em um ponto de procedência conhecida, do contrário o combustível poderá ser adulterado sendo extremamente prejudicial para o bom funcionamento do motor do veículo.

Com isso, tenha sempre o cuidado de que seus motoristas procurem postos com o selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e que abasteçam com combustível de qualidade.

Tal prática, representa economia ao longo prazo para seu veículo contribuindo para que o motor continue funcionando perfeitamente.

3. CALIBRAGEM, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

A calibragem dos pneus pode influenciar em até 20% no consumo de combustível do carro/caminhão, especialmente se o veículo estiver carregado com cargas, por isso segundo as montadoras, o certo é de 15 em 15 dias fazer a calibragem dos pneus para que estes tenham sempre a pressão certa.

Também é recomendado que faça o alinhamento e o balanceamento com frequência o alinhamento a deterioração do pneu será menor e com o balanceamento ele não irá balançar tanto quando estiver andando na estrada o que irá contribuir para a economia no combustível.

4. PONTO MORTO

Instrua seus motoristas a nunca colocar o veículo em ponto morto, principalmente quando estiverem em alguma decida.

Esse costume antigo, de que deixar em ponto morto numa descida não irá consumir combustível é um mito!

Pelo contrário, irá consumir o dobro e exigirá mais do motor, fazendo com que queime mais combustível, além de ser extremamente perigoso.

Ao invés disso, os motoristas devem manter o motor ligado e a usar o freio, carros com injeção eletrônica reconhecem que a falta de aceleração e cortam o combustível para reduzir a queima desnecessária.

Outra prática que afeta o consumo de combustível é andar com os vidros abertos quando a velocidade é acima de 80km/h.

5. PLANEJAR O SEU ROTEIRO

Planejar a sua rota é algo essencial para a sua transportadora, visto que realizando esse planejamento você consegue otimizar o tempo gasto no percurso, reduzir o desgaste do veículo e diminuir o gasto do combustível ao percorrer distância dispensáveis.

Ao planejar a sua rota você consegue também, aumentar a produtividade e evitar atrasos, visto que as entregas serão previamente selecionadas e os locais de destino já programados antes do motorista deixar a sua empresa.

6. TROCA DE MARCHA

Ao trocar de marcha, cuide para que a velocidade do seu veículo esteja na marcha correta, pois o automóvel ou caminhão consome muito mais combustível estando com a marcha incorreta.

Por exemplo um carro a 40km/h não pode estar na quinta marcha, assim como não pode andar a 100km/h e estar na segunda marcha.

Em ambos os casos o motor vai trabalhar além de sua capacidade ideal e irá consumir mais combustível para fazer o motor funcionar, e em consequência disso terá desgaste no futuro necessitando de manutenção gerando mais despesas para sua empresa.

7. FILTROS

Outra dica para economizar no consumo de combustível é trocar o filtro regularmente.

O indicado é a cada 10 mil quilômetros para evitar o entupimento em decorrência de poeira e sujeira, isto terá impacto direto na câmara de combustão do veículo aumentando a queima de combustível.

Além da troca do filtro, oriente o motorista da sua frota que evite acelerar ou frear repentinamente isso tem impacto direto na média de combustível, além de ser perigoso e colocar a segurança dele e de quem estiver por perto em risco.