Prezado cliente!

A Conciliação Bancária se refere ao procedimento que visa comparar a movimentação financeira das contas correntes e sua escrituração contábil, evidenciando de forma detalhada as possíveis diferenças existentes, informando quais registros deixaram de ser computados em um ou outro, para fins de controle e eventuais ajustes.

Neste post iremos explicar como utilizar esta ferramenta que foi atualizada em 07/05 no TMS Brudam com o objetivo de melhor atender suas necessidades. 😉

A funcionalidade de gerar relatórios do fluxo de caixa também foi atualizada. Lembrando que fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Falaremos de como utilizar esta ferramenta no TMS Brudam a seguir.

Como Utilizar

CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

No atalho 171 – CONCILIAÇÃO CONTA, é possível analisar lançamentos que entraram e que saíram em determinada conta bancária em um determinado período. A partir de agora também é possível  identificar o cheques emitidos/liquidados que ainda não “descontaram” da conta,  ficando pendentes para conciliação. Para isso, foi inserido o botão “Conciliar”.

Utilizando a Conciliação Bancária
  • Acesse o módulo FINANCEIRO;
  • Clique no menu RELATÓRIOS;
  • Selecione a opção 171 – CONCILIAÇÃO CONTA.

Dica Brudam: Lembrando que será possível conciliar apenas os lançamentos com status “LIQUIDADO”.

Será apresentada a tela abaixo:

  • MONTAR POR DATA DE: Selecione se você quer pesquisar por data de crédito ou por data de pagamento.
  • DATA INICIAL e DATA FINAL: Selecione o intervalo de datas.
  • CONTA BANCÁRIA: Selecione a conta bancária.

Após selecionar as opções acima – lembrando que os campos em vermelho são obrigatórios – clique no botão PESQUISAR e serão listados os lançamentos.

Você poderá selecionar um ou mais lançamentos:

Em seguida clique no botão CONCILIAR, será apresentada a tela de confirmação:

O lançamento será conciliado e será apresentada a seguinte mensagem:

Outras funcionalidades nesta tela:

  • BOTÃO EXCEL: Clique para baixar o relatório em formato .csv e abrir no excel.
  • BOTÃO IMPRIMIR: Clique quando desejar imprimir o relatório.
Fluxo de Caixa

No atalho 073 – Fluxo de caixa, é possível analisar tudo que precisa ser pago e os recursos disponíveis para isso em um determinado período. Agora também você consegue verificar o saldo em contas, pois foi inserida esta opção para detalhar mais a análise de seu relatório de lançamentos.

Quando for realizar a pesquisa, você poderá selecionar o lançamento anterior que foi conciliado.

Utilizando o Fluxo de Caixa
  • Acesse o módulo FINANCEIRO;
  • Clique no menu RELATÓRIOS;
  • Selecione a opção 073 – FLUXO DE CAIXA.

Veja como funciona na imagem abaixo:

  • INTERVALO  DE DATAS: Clique no campo  e selecione a data inicial e final que você deseja.
  • CONTA BANCÁRIA:  Selecione um banco cadastrado. Você pode também selecionar todos os bancos.
  • UNIDADES: Clique no botão FILTRAR para filtrar a Unidade.
  • RESULTADO: Selecione uma opção de formato: Analítico, gráfico e sintético.

    Dica BRUDAM: O formato analítico apresenta uma análise  geral, o formato gráfico apresenta a análise em forma de gráficos e o formato sintético apresenta a análise de uma forma resumida.

Abaixo, temos o exemplo de pesquisa com o formato Analítico:

  • SALDO EM CONTAS:  Quando selecionado esse campo, após clicar no botão PESQUISAR,  é apresentado o saldo final e o movimento no período de todas as contas bancárias:

  • BALANÇO PERÍODO: Quando selecionado este campo, após clicar no botão PESQUISAR,  será apresentado o movimento das contas no  período determinado.
Dica Brudam

Em cada operação financeira, seja lançamentos a pagar ou a receber , realize o lançamento do registro no TMS Brudam.

Incluir Lançamentos Acesse Módulo Financeiro >  Clique em menu Lançamentos > Selecione a opção 061 – Incluir Lançamento.

Lançamentos a pagar: Acesse módulo Financeiro >  Clique no menu Lançamentos > Selecione a opção 062 – Lançamentos a pagar.

Lançamentos a receber: Acesse  Módulo Financeiro >  Clique menu Lançamentos > Selecione a opção 063 – Lançamentos a receber.

#AtualizacaoTopBrudam 😉

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

Porto Alegre: (51) 3500-7018.
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