Desenhamos um novo cenário.

Além de unitizar todo o processo de averbação, treinamos um robô para monitorar falhas críticas e entre outras melhorias.

Este novo processamento garante: A múltipla averbação, 10 tentativas de averbação no caso de reprovação, avisos de não averbados via e-mail.

CADASTRO DE SEGURADORA

Neste etapa vamos efetuar o cadasttro de suas seguradoras, segudoras de clientes e cadastro de seguradoras de veículos.

Para cadastrar a seguradora siga os seguintes passos:

  • Acesse o módulo GERÊNCIA;
  • Clique no menu SEGURO;
  • Selecione a opção 037 – SEGURADORAS.

Esta é a tela que será apresentada:

Clique em Incluir para preencher conforme a tela abaixo:

Ao clicar em Incluir você deve preencher os seguintes obrigatórios:

CNPJ: Digite o CNPJ da seguradora;

SEGURADORA: Preencha o nome da seguradora (este é o nome que irá aparecer no sistema);

RAZÃO SOCIAL: Preencha a razão social da seguradora (este nome não aparecerá no sistema);

VENCIMENTO DO CONTRATO: Preencha a data de vencimento do contrato da seguradora;

TIPO DE CADASTRO: O sistema contempla o cadastro de seguradora de CARGA, de VEÍCULO ou qualquer outro, mas neste caso vamos usar o tipo CARGA.

TIPO DE SEGURO: Selecione uma opção de definindo se o seguro é seu ou do cliente.

VALOR CONSIDERADO PARA AVERBAÇÃO: Selecione a opção que será usada como critério para averbação podendo ser por VALOR TRANSPORTADO ou VALOR SEGURADO

54 – RCTRC: Preencha este campo com apólice RCTRC (o sistema só exige esta apólice pelo motivo qual a SUSEP exige da ANTT o apólice RCTRC mesmo que o clinte possuir seguro próprio).

O preenchimento irá ficar desta forma, após o preenchimento clique em SALVAR.

CONFIGURAÇÃO DE AVERBAÇÃO

Nesta etapa você vai efetuar a configuração de integração com a seguradora cadastrada no passo anterior.

A Brudam possui integração com alguns sistemas de averbação: ATM, AVERBAWEB, SENIG e ELT. No caso de não haver integração com nenhum desses sistemas, a Brudam disponibiliza a averbação via e-mail.

Para efetuar a configuração de averbação da seguradora siga os seguintes passos:

  • Acesse o módulo GERÊNCIA;
  • Clique no menu SEGURO;
  • Selecione a opção 575 – CONFIGURAÇÃO DE SEGURO AUTOMÁTICO.

Nesta tela clique no botão INCLUIR.

Nesta próxima tela vamos simular:

Preencha os seguintes campos

INTEGRAÇÃO:

Selecione a integração correspondente a seguradora, nesta caso vamos usar ATM como exemplo.

USUÁRIO/ CÓDIGO/ SENHA

Preencha estes campos conforme o tipo de integração selecionada no campo anterior.

UNIDADE CTE

Neste campo selecione qual a UNIDADE(matriz ou filial) vai ter esta integração quando emitir o CTE.

RESPONSÁVEL PELO SEGURO

Nesta opção selecione qual o tipo de seguradora será usada nesta averbação, podendo ser usada tanto seguro próprio ou seguro do cliente.

SEGURADORAS

Uma vez que o resposável do seguro está preenchido o sistema irá mostrar todas as seguradoras cadastradas no sistema, basta selecionar qual a seguradora que deseja fazer averbação.

MODAIS APLICADOS

Selecione em qual modal esta averbação será usada.

MODOS DE AVERBAÇÃO

Selecione o modo que será feita averbação, podendo ser tanto MANUAL quanto AUTOMÁTICO ou os dois modos a mesmo tempo:

  • Modo Automático –  Efetua a averbação no momento que o CT-e é AUTORIZADO.
  • Modo Manual – Deixa pendente a averbação para que você possa escolher o que vai ser averbado, veja no próximo passo como fazer.

 

AVERBAÇÃO MANUAL

A averbação manual consiste em efetuar a transmissão dos dados para seguradora de forma ONLINE, disponibilizando em uma tela o que será averbado, veja como efetuar este tipo de averbação.

Para efetuar a conferência do que será averbado, siga os seguintes passos:

  • Acesse o módulo GERÊNCIA;
  • Clique no menu SEGURO;
  • Selecione a opção 409 – AVERBAÇÃO INTEGRADA.

 

Nesta tela você pode usar os filtros conforme sua necessidade ou se preferir use somente o filtro data.

Uma vez que sua consulta foi efetuada o sistema irá lhe mostrar tudo o que precisa ser averbado.

Selecione as emissões que desejar e clique no botão REENVIAR AVERBAÇÃO.

Neste momento o sistema irá mostrar as seguintes cores:

  • VERDE – Para documentos averbados.
  • VERMELHO –  Para documentos não averbados.

Obs.: Em caso de falha na averbação, clique no ícone “?”  para ver os detalhes.

Você pode acessar opção  039 – Relatório de Seguro de Cargas para verificar tudo o que foi averbado.

Neste relatório você pode acompanhar todo histórico de averbação, do que foi averbado, por qual seguro, entre outras opções.

LOG DE AVERBAÇÃO

O sistema possui um robô que monitora tudo do que se trata de averbação e reúne tudo em único e-mail diário para que você possa monitorar sua operação.

Veja abaixo o formato do e-mail que o sistema lhe enviará diariamente.

Para que você possa receber este e-mail, basta seguie os seguintes passos:

  • Acesse o módulo SISTEMA;
  • Clique no menu USUÁRIOS
  • Selecione a opção 116 – LISTA USUÁRIOS;
  • Abra o cadastro do usuário desejado;
  • Vá até área das permissões do operacional e marque SIM na opção Recebe Log de Averbações.

Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:

Porto Alegre: (51) 3500-7018.
Curitiba: (41) 3891-0865.
São Paulo: (11) 4858-0865.
Brasilia: (61) 3686-0865.
Salvador: (71) 2886-0835.

Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.